Há várias hipóteses sobre o vídeo manipulado para tentar incriminar o general G. Dias, agora ex-chefe do GSI. Desde a intenção do governo americano de mandar recado a Lula por conta de sua posição sobre a guerra na Ucrânia, como disse o professor Chico Teixeira, até a conspiração golpista dos oficiais bolsonaristas que G. Dias não afastou do GSI quando assumiu sua chefia em 2 de janeiro.
Acredito que as duas hipóteses estão certas e ambas convergem para o mesmo objetivo: atingir Lula, seja com um crise de governo seja pela instauração da CPMI, como vinha pressionando os bolsonaristas do Congresso Nacional.
Mas como o Brasil agora tem líder de verdade, um presidente com força e legitimidade política, a crise de governo logo se esvaziou. Primeiro, com o afastamento de G. Dias e a nomeação interinamente de Capelli para o GSI, que de imediato revelou todas as horas da gravação e com isso desmontou a armação do vídeo divulgada pela emissora de origem americana CNN. Em seguida porque o governo resolveu participar da CPMI convocando seus parlamentares mais experientes da base aliada armados com provas materiais e informações dos inquéritos tocados pela PF e o STF que comprometem inclusive os próprios deputados bolsonaristas.
Isso está assustando a oposição bolsonarista e tudo indica que muitos já estão batendo em retirada do que antes achavam que seria apenas um palco para suas fake news.
Uma nação só resiste e luta quando tem um líder a sua altura e é isto o que Lula tem demonstrado em toda a sua trajetória política desde o movimento sindical até a presidência da República. Liderança política com capacidade de negociação para viabilizar os compromissos assumidos com o povo.
É desse modo que Lula vai promover o crescimento com protagonismo do Estado e justiça social em cuja prosperidade vai conseguir unificar a nação em todas as suas dimensões, inclusive na mais difícil, unindo civis e militares. De fora só ficarão os irremediavelmente destruidores elementos fascistas do bolsonarismo raiz.
Por mais cascas de bananas que o Império americano e sua base entreguista interna jogue no caminho de Lula, este saberá manter a sua força e equilíbrio para continuar avançando na realização do projeto de desenvolvimento nacional que projetará o Brasil no mundo.
Com a confiança e mobilização crescente do povo e contando com a rica experiência de seu governo anterior, Lula não tem ilusões nas classes dominantes pois mais do que ninguém sofreu na pele o ódio e a ferocidade das elites reacionárias quando querem barrar o projeto democrático e popular.
(*) Por Val Carvalho, escritor e militante de esquerda.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.