As narrativas dos EUA e da OTAN sobre a guerra na Ucrânia, nas quais eles se colocam livres de qualquer culpa ou responsabilidade, continuam prejudicando a lucidez de muitos intelectuais e jornalistas normalmente lúcidos.
Este é o caso do brilhante jornalista Paulo Moreira Leite, que escreveu um artigo no Brasil 247 citando o 18 Brumário de Marx para distorcer as verdadeiras razões da Rússia nessa guerra.
A mídia ocidental esconde a verdadeira razão da Rússia nessa guerra, como se de repente ela tivesse começado em 24 de fevereiro de 2022 e não no golpe de 2014 ou mesmo antes, fruto do contínuo expansionismo injustificado da OTAN junto às fronteiras da Rússia.
Aqui não se trata de ser simpático ou não a Putin, mas de reconhecer que é totalmente falso e intelectualmente desonesto querer reduzir a intervenção militar da Rússia a uma guerra contra a Ucrânia, e não uma guerra na Ucrânia contra a intervenção dos EUA e da OTAN naquele país, que vinha sendo transformado gradualmente numa plataforma militar (com potencial para virar nuclear) de ameaças e chantagens contra a Rússia.
É importante reconhecer que Putin sempre disse e repetiu que a questão existencial da segurança nacional da Rússia é a causa originária da guerra, depois do fracasso sucessivo de todas as negociações.
Não temos de “torcer” por nenhum dos lados e de fato é correto defendermos a paz, mas uma paz fruto de negociações sérias visando a criação de um sistema coerente de segurança para todos os envolvidos, principalmente a Rússia, o país mais vulnerável nesse aspecto.
Agora, defender a paz desligada da exigência da segurança de todos os envolvidos, é pura retórica pacifista, apenas mais um enfeite no “bolo fecal” da narrativa unilateral e autoritária dos meios de comunicação comprometidos até a alma com o Império em adiantado estado de decadência.
A verdadeira razão da guerra na Ucrânia:
(*) Por Val Carvalho – escritor e militante da esquerda
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.