Chef falou sobre busca de caminhos “mais prósperos e saudáveis”. Presidente eleito passou por exames de rotina antes de viagem para o Egito, onde participará da COP27
A apresentadora e chef de cozinha natural Bela Gil foi nomeada para participar do grupo de transição do governo Lula para discutir alternativas de combate à fome. Seu nome foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, em portaria assinada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).
“Recebi com muita honra o convite para participar do núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome”, escreveu Bela no Twitter. “Uma responsabilidade que carrego com a certeza de que nos levará a caminhos mais prósperos e saudáveis.” Defensora do slogan “cozinhar é um ato político”, ela falou ainda em transformação. “Sempre enxerguei a política como um dos pilares da transformação que eu acredito e almejo. É ela que nos dá ferramentas práticas para, efetivamente, transformarmos a vida das pessoas hoje e no futuro”, afirmou Bela, que também é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO).
Política de inclusão
Também fazem parte desse núcleo a senadora e ex-candidata Simone Tebet (MDB-MS) e a ex-ministra Tereza Campello. Além delas, a assistente social e também ex-ministra Márcia Lopes e o deputado estadual mineiro André Quintão. O mesmo decreto traz ainda os nomes de Renato Maluff, coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), e o secretário-executivo do MDB, Reinaldo Takarabe.
Em 19 de outubro, Bela Gil já comentava efeitos da política dos governos petistas nesse campo. “Mto além do Bolsa Família, a política de inclusão do governo Lula foi bem sucedida pq também incluía um ciclo completo de cuidados com a população, combinando o auxílio com a necessidade das crianças estarem na escola, tomarem vacina e mulheres grávidas realizarem o pré-natal”, escreveu. Além disso, dinheiro não basta, lembrou, ao afirmar que políticas públicas integradas promovem desenvolvimento social e redução de desigualdades, viabilizando o acesso à saúde, alimentação e educação para todxs”. Nascida em Salvador, Bela tem 34 anos. É filha do compositor e cantor Gilberto Gil e Flora.
Fome x mercado
Assim, o combate à fome é prioridade do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfatizou o tema em pronunciamentos ao longo da semana. O que causou reações incomodadas do chamado “mercado” financeiro. A transição do governo tem 31 núcleos temáticos.
Lula passou neste sábado por exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, emSao Paulo. Segundo boletim, ele foi diagnosticado com “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”. Leucoplasia é uma mancha na mucosa da corda vocal. Além disso, outros exames de imagens estavam normais “e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”. O presidente deve viajar na segunda-feira (14) para o Egito, a fim de participar da COP27, a conferência climática das Nações Unidas.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.