Fazem parte do projeto 49 empresas que, juntas, possuem mais de um milhão de colaboradores
O Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) aderiu ao MOVER – Associação Civil do Movimento de Equidade Racial, que conta com 49 empresas e que, juntas, têm 1,3 milhão de colaboradores e protagonizam o compartilhamento de boas práticas e a aceleração de processos de diversidade, equidade e inclusão já desenvolvidas nas próprias empresas.
A associação atua na construção coletiva da equidade racial no mercado corporativo, capacitação de profissionais e conexão com vagas das empresas, na formação de lideranças e na conscientização e letramento de seus colaboradores e formação de lideranças negras para juntas atingirem a meta coletiva de 3 milhões de oportunidades e mais de 10 mil lideranças negras até 2030.
“Com essa iniciativa, o BNDES reafirma o compromisso com a diversidade e a inclusão. Junto com a iniciativa privada poderemos contribuir para a criação, no futuro, de um novo pilar de política de acesso ao crédito para essa parcela da população, o tem que tem sido uma demanda constante nas escutas à sociedade civil e até mesmo das empresas que possuem programas de diversidade na cadeia de valor”, explica Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.
A instituição é o primeiro órgão público a fazer parte da iniciativa. A adesão irá possibilitar a realização de um censo sobre a diversidade no banco, precedido de rodadas de letramento. O BNDES também aplicará uma ferramenta desenvolvida para medição do grau de equidade na empresa.
Fazem parte do MOVER empresas como Alcoa, Aliansce Sonae, Align, Ambev, Americanas, Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Boticário, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil.