No entendimento da direção do banco, a movimentação levaria a um desequilíbrio dos interesses dos acionistas minoritários da empresa
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se manifestou contra a entrada da Companhia Paranaense de Energia (Copel) no Novo Mercado da B3 por entender que a movimentação levaria a um desequilíbrio dos interesses dos acionistas minoritários da empresa.
O BNDES detém cerca de 24% do capital da Copel e tem 12,4% das ações ordinárias da companhia por meio BNDESPar, empresa de participações do banco de fomento.
“O voto contrário do banco na assembleia de acionistas se dá por entender que o modelo de Corporation proposto, ao restringir os direitos políticos dos acionistas em no máximo 10% do valor representativo do capital social, pode levar a um desequilíbrio dos interesses dos acionistas minoritários da companhia”, informou o BNDES em nota divulgada hoje à tarde.
O banco de desenvolvimento disse ainda que encaminhou posicionamento para que os itens referentes ao Novo Mercado fossem retirados da pauta da assembleia de acionistas da Copel, realizada nesta segunda-feira (10), pois a entrada na modalidade “diluiria os interesses econômicos e políticos” da BNDESPar na companhia.
No comunicado, o BNDES ressaltou que a decisão sobre a privatização da Copel é anterior à posse da atual diretoria do banco e de responsabilidade do governo de Paraná e da Assembleia Legislativa do Estado. A nota diz também que a instituição financia e participa da Copel há 30 anos por considerar a empresa estratégica para a região.
“A BNDESPAR é acionista minoritária da companhia e considera a Copel uma empresa estratégica, que administra um monopólio natural fundamental para a segurança energética da região. Por isso, o BNDES, como banco público, financia e participa da Copel há 30 anos”.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.