Estudantes de várias escolas e universidades do Distrito Federal participaram da sessão do filme “Legalidade”, com o diretor Zeca Brito
Na terça-feira (22), estudantes do Ensino Médio das escolas das redes pública e privada e de diversas universidades do Distrito Federal assistiram ao filme Legalidade, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em homenagem à Campanha da Legalidade, criada pelo líder político trabalhista Leonel Brizola.
Dirigida por Zeca Brito, a obra conta a história e a luta de Leonel Brizola durante a Campanha da Legalidade e foi escolhida pela 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara para integrar as comemorações da Semana da Legalidade.
O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre elas o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o Presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Manoel Dias. Emocionado, Dias homenageou o ex-governador durante sua fala. “Brizola dedicou sua vida e morreu rebelde, inconformado com o Brasil que nós temos, com as injustiças, com a maioria excluída, exatamente por não ter acesso ao conhecimento”, disse.
A campanha da Legalidade foi um dos principais acontecimentos políticos que sacudiram o Brasil na segunda metade do século passado. O diretor Zeca Brito enquadra a história em um período de 15 dias em 1961, quando o então governador gaúcho Leonel Brizola mobilizou a sociedade para evitar um golpe militar após a renúncia de Jânio Quadros. “Exibir o filme aqui dentro [na Câmara], que foi onde o golpe de 64 foi costurado, é muito simbólico”, disse o cineasta Zeca Brito.
A deputada Maria do Rosário (PT/RS), representante da 2ª Secretaria, ressaltou a importância do contato da juventude com a memória e história do país. “Conhecer a história é fundamental para quem pensa uma sociedade que já teve tantas rupturas contrárias à democracia”, destacou.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.