A cepa altamente mutada BA.2.75 está agora surgindo em vários países, alerta a OMS
À medida que a Índia enfrenta um aumento nos casos de Covid-19, uma nova subvariante do Omicron apelidada de BA.2.75 foi identificada em todo o país, bem como em cerca de dez outras nações, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada. A presença da última cepa mutante foi relatada em dez estados indianos no total, variando de Tamil Nadu, no sul, a Uttar Pradesh, no norte, confirmou o cientista-chefe do organismo global de saúde Soumya Swaminathan, em entrevista ao Times of India em Domingo.
Fora do país, a subvariante foi detectada em aproximadamente dez nações, ela twittou. Conforme relatado pela Associated Press, estes incluem Austrália, Alemanha, Reino Unido, Canadá e EUA, onde um terceiro caso foi identificado na semana passada.
BA.2.75 poderia potencialmente superar outras subvariantes de coronavírus altamente transmissíveis – incluindo BA.4 e BA.5, que no final de junho se tornaram dominantes nos EUA, Reino Unido, Alemanha e França, conforme confirmado pelas autoridades de saúde desses países.
Em uma reunião para discutir a nova cepa na sexta-feira passada, cientistas do SARS-CoV-2 Genomics Consortium (INSACOG) da Índia disseram que dados iniciais sugeriam que o BA.2.75 poderia ser menos grave, com a maioria das pessoas infectadas com ele sendo assintomática ou com sintomas leves. sintomas. No entanto, serão necessários mais estudos para confirmar se a cepa é realmente menos grave – e se está liderando o atual surto de Covid que a Índia está enfrentando, dizem os especialistas.
Todos os países devem ficar atentos ao BA.2.75, pois ainda não há amostras suficientes globalmente para analisar sua gravidade, disse Swaminathan em sua entrevista. O alto potencial de transmissibilidade da subvariante vem das mutações de sua proteína spike, acrescentou o funcionário. Ela passou a elaborar: “Sendo esta a parte chave do vírus que se liga ao receptor humano, precisamos ficar atentos ao seu comportamento. Mas ainda é muito cedo para dizer se a subvariante tem propriedades de invasão imunológica adicional ou é clinicamente mais grave”.
De acordo com o Dr. Ulrich Elling, líder do grupo do Instituto de Biotecnologia Molecular da Academia de Ciências da Áustria, a proteína spike BA.2.75 tem oito novas mutações em comparação com a subvariante BA.2 mais antiga (versus três novas mutações para BA.5). Embora seja de fato muito cedo para dizer se o BA.2.75 realmente substituirá outras subvariantes, o fato de que está crescendo muito rápido na Índia – apesar dos níveis mais baixos de vigilância viral – sugere que ainda pode ser perigoso, disse o pesquisador no Twitter.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.