Quem percorrer as ruas da metrópole vietnamita pode deparar com um cartaz que evoca a primeira visita do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, ao Vietname, em 1973
O cartaz, colocado na parte lateral de um autocarro turístico, reproduz a histórica fotografia de Fidel a erguer a bandeira da Frente de Libertação Nacional do Vietname do Sul na Colina 241 (na comuna de Cam Chinh, distrito de Cam Lo).
A imagem surge acompanhada pelas bandeiras de ambos os países e pela reprodução (em castelhano) da igualmente histórica afirmação então proferida pelo comandante-em-chefe: “Pelo Vietname, estamos dispostos a dar até o nosso próprio sangue”.
A iniciativa, indica a agência Prensa Latina, resulta da colaboração entre o Consulado Geral de Cuba na metrópole do Sul, os departamentos da Cultura, Desporto e Turismo do Comité Popular da Cidade de Ho Chi Minh, a companhia estatal Anh Viet Hop on Hop off e a Universidade de Belas-Artes.
O autocarro, confirmou à agência a cônsul cubana Ariadne Feo Labrada, andará a circular até ao próximo dia 30, precedendo a realização na cidade de um evento a propósito da efeméride.
Vietname e Cuba: longe e sempre perto
“Embora separados geograficamente, Vietname e Cuba sentem-se sempre orgulhosos de ter uma relação próxima, fiel, pura e sincera», disse recentemente Tran Ngoc Tam, presidente do Comité Popular da província de Ben Tre, na região do Delta do Mekong.
Numa iniciativa comemorativa do 70.º aniversário do assalto ao Quartel Moncada e do 50.º aniversário da primeira visita de Fidel Castro ao país do Sudeste Asiático, Ngoc Tam sublinhou que essa «ligação sólida foi construída e alimentada minuciosamente pelo presidente Ho Chi Minh e por Fidel Castro».
«É por essa razão – disse – que a solidariedade, o apoio e a cooperação com Cuba são para o Vietname como um mandato do coração e uma política consequente que nunca muda.»
Na cerimónia, que teve lugar a 6 de Setembro no Comité Popular de Ben Tre, a cônsul-geral de Cuba na Cidade de Ho Chi Minh agradeceu ao Partido Comunista e ao povo do Vietname pelo apoio constante à Ilha.
Nada travou Fidel
No passado dia 12, a Embaixada de Cuba em Hanói acolheu uma cerimónia para assinalar os 50 anos do início da histórica visita do líder da Revolução cubana ao país asiático – realizou-se entre 12 e 17 de Setembro de 1973.
Referindo-se a este acontecimento, o embaixador cubano na capital vietnamita, Orlando Hernández, lembrou então que nem a notícia chocante do assassinato de Salvador Allende, nem o perigo dos bombardeamentos e dos campos minados, as pontes destruídas e as aldeias arrasadas ou a ameaça de um ciclone conseguiram impedir que Fidel Castro chegasse até à província de Quang Binh e, depois, às zonas recentemente libertadas do Sul, na província de Quang Tri.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.