Corregedor do CNJ, Luis Felipe Salomão pediu o compartilhamento de informações com o STF e deu prazo para tribunais esclarecerem se estão investigando juízes e servidores suspeitos de participação nos atos golpistas
O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), decidiu nesta terça-feira (12) investigar a participação de juízes e servidores nos atos de 8 de janeiro em Brasília. O CNJ recebeu informações que integrantes do Judiciário participaram ativamente dos atos golpistas. De acordo com a jornalista Camila Bomfim, da GloboNews, a investigação pode resultar na demissão dos envolvidos.
No despacho, o corregedor aponta que ”há diversas notícias na internet acerca do envolvimento de servidores públicos nos atos de cariz (aparência) golpista”. Assim, diz que é necessário investigar “se servidores ou membros do Poder Judiciário estiveram imiscuídos nesse levante contra as instituições democráticas”.
A investigação inclui a participação de magistrados e servidores “tanto nas lamentáveis depredações dos dia 08/01 quanto nos períodos anteriores”. Assim, a corregedoria determinou a tomada de providências para apurar a “responsabilidade disciplinar” dos envolvidos.
O corregedor do CNJ também pediu ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), o compartilhamento de informações sobre a suposta participação de magistrados e servidores.
“Oficie-se ao ministro Alexandre de Moraes para que sejam encaminhadas a esta Corregedoria informações acerca da presença de servidores ou membros do Poder Judiciário em procedimentos investigativos ou ações penais em curso, que tenham como objeto os episódios acima narrados”, diz o documento.
Do mesmo modo, Salomão deu prazo de 15 dias para que todas as tribunais e corregedorias informem se estão conduzindo investigações internas relacionadas à suspeita de participação de servidores ou membros do Poder Judiciário nos atos golpistas.
Golpistas no tribunal
Até o momento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou 1.409 denúncias relacionadas ao 8 de janeiro. O STF já recebeu 1.365 delas, convertendo os acusados em réus. A Suprema Corte começa a julgar nesta quarta-feira as quatro primeiras ações penais abertas contra envolvidos nos atos golpistas.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.