A solenidade de premiação ocorrerá em 8 de dezembro, dia que antecede a data da Declaração Universal dos Direitos do Homem. A edição 2023 traz o tema “Liberdade. O jornalista Fábio Costa Pinto disputa com uma série de reportagens sobre conflitos envolvendo as liberdades indígenas no Estado da Bahia
O jornalista baiano, Fábio Costa Pinto, concorre ao 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Colunista no Jornal Brasil Popular, ele disputa o prêmio com os temas “Escalada da violência contra indígenas na região de Porto Seguro”, “Escalada de violência, o pior estar por vir?” e também, em primeira opção, “Na Bahia, indígenas foram impedidos de votar”.
Costa Pinto é membro da Comissão de Direitos Humanos e de Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Comissão de Meio Ambiente, está inscrito no 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.
Promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – RS (OAB/RS), a distinção tem abrangência internacional e estimula, ano a ano, o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações e na defesa dos Direitos Humanos. Fábio é jornalista de profissão, sindicalizado ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), associado da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), colunista colaborador do Portal Brasil 247, Jornal Brasil Popular, com a coluna “Cartas na mesa“, Tribuna da Imprensa Livre, idealizador do coletivo de imprensa Inteligência Brasil Imprensa (IBI), em que é jornalista editor e diretor executivo. Ele é também membro do conselho deliberativo da ABI.
Se for premiado, irá receber o Prêmio Especial como melhor trabalho inscrito sobre o tema LIBERDADE. Serão conferidos troféus aos primeiros classificados e diplomas aos segundos e terceiros lugares. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 8 de dezembro de 2023, em Porto Alegre, no prédio OAB/RS Cubo, na Rua Manoelito de Oliveira, 55. Os irmão indígenas, quilombolas, pobres e desassistidos, façam justiça na vibração positiva pelo trabalho em defesa dos seus direitos, pelas liberdades, pela democracia e pela dignidade de todos nós, nos trabalhos apurados, escritos, denunciados pelo jornalista.
Quem é Fábio Costa Pinto?
Jornalista, Turismólogo e especialista em Marketing Político, Fábio Costa Pinto, 55 anos, nasceu em Salvador, Bahia, em 23 de março de 1968. Filho de José Mário Peixoto Costa Pinto, (Magistrado do TJBA) e Noelice Nascimento Costa Pinto, (Artista Plástica pela Escola de Artes Plástica da UFBA, Fábio possui um vasto currículo educacional, formado em Comunicação, Marketing e Propaganda, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Rio de Janeiro (1989), onde morou, formado em Gestão de Negócios em Turismo, pela Faculdade de Turismo da Bahia (Factur), em Salvador – Bahia (2003). Posteriormente entrou na UNIFASS, onde cursou até o 8º semestre, Bacharelado em Direito. Em seguida, fez pós-graduação MBA em Mídia e Comunicação Integrada na Faculdade de Tecnologia Empresarial – FTE/Uniredebahia.
Jornalista sindicalizado com registro profissional (Mtb 33.166/RJ) e ABI Nacional (Mat. E-2521), Sinjorba-2421 e FENAJ, Fábio se tornou Repórter qualificado pelo Programa Pró-Qualite/Sinjorba na Facom/UFBA, em 2001.
Fábio possui vários cursos de extensão em seu currículo, dentre eles pode-se destacar o Curso de Gestão em Políticas Públicas do Turismo – Programa, Rede de Inovação em Gestão do Turismo promovido pela Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da BahiaUFBA, pelo Núcleo de Extensão em Administração – NEA e Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR, Marketing Político Eleitoral, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Rio de Janeiro, 1989, e o de Organização, Criação e Produção de Grandes Eventos Promocionais, com Mário Kempenich e Wellington Coelho (SAGE Produções, São Paulo, no Rio de Janeiro.
Fez cursos de Inglês na Office Of Vocational, adult, career and community education, dade county public schools, em Miami Beach, na Florida, Estados Unidos – 2005 e Instrumental em Espanol pela Factur/BA.
Como experiência profissional acumula passagens na área de marketing na Maclean Lavanderias Ltda, do Sistema Laundromat de Lavanderias do Rio de Janeiro, realizou o plano estratégico de Vendas, (promoções e merchandising), para O BOTICÁRIO, Paracurú – Ceará, (Março e Abril / 1990). Foi Contato Publicitário no Estúdio Tapwi’n Gravações e Produções Ltda, Salvador – Bahia, de 1990 a 1991, e foi Membro da Coordenação do Carnaval de Salvador – Bahia, na função de coordenador e produtor de palco (1992).
Fábio trilhou carreira internacional, trabalhando no Jornal “THE BRAZILIAN POST”, com atuação nos departamentos Comercial e de Distribuição, em Miami, Florida – Estados Unidos, (Maio a Outubro de 1995). Foi ainda Secretário Interino de Cultura e Turismo (1997) e Assessor de Comunicação e Imprensa, ambos na Prefeitura de Madre de Deus (2005 a 2007), além de Assessor I – Ascom entre 2011 e 2013 e Assessor Político.
Coordenador de Comunicação Administrativa na Prefeitura da cidade de Candeias em 1996. Também exerceu a função de Assessor de Comunicação e Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV-Ba, pela Central da Comunicação (12/2003 a 12/2004), Assessor de Comunicação e Imprensa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-Ba, pela Central da Comunicação (03/2004 a 07/2006), Técnico de Nível Superior da Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia – Setur, (11/03/2008 a 11/03/2009). E ainda Gerente de Turismo, representante no Prodetur Nacional, da Prefeitura Municipal de Madre de Deus – Secretaria de Turismo e Cultura. (2013 e 2014), Coordenador de Cultura – Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida – Secretaria de Turismo e Cultura, sendo responsável pela Gestão Municipal de Turismo (2016), e Gerente Financeiro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB (TVE e Rádio Educadora FM).
Cargo em comissão por nomeação pública, para cargo de direção, chefia e assessoramento (Novembro/2019 a Junho/2020). Casado com a bacharela em Direito e funcionária pública do TJBA, Dra. Cássia Regina Castro Cordeiro Costa Pinto, com quem tem dois filhos, Isabela (11) e Filipe (4).
Fábio, jornalista de profissão, é Sócio efetivo da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, membro do Conselho Deliberativo e das Comissões de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, e Meio Ambiente, com sede na cidade do Rio de Janeiro, sócio da Associação Brasileira de Jornalistas Especializado em Turismo – Bahia (ABRAJET) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji. E também Conselheiro Efetivo Nato da Fundação Hansen Bahia com sede nas cidades de Cachoeira e São Felix, na Bahia, onde ocupa o lugar da sua mãe, Professora Noelice Costa Pinto, no conselho Nato.
O Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo
O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil – RS (OAB-RS), instituiu, em 1984, o Prêmio Direitos
Humanos de Jornalismo. Desde então, a cada edição anual e de forma ininterrupta, o Prêmio estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo na enúncia de violações, pela observância e defesa dos Direitos Humanos nas sociedades da América do Sul marcadas por enorme desigualdade entre as pessoas e pela deficitária ação de Estado.
A Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel UITA), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados – RS (CAARS) apoiam o Prêmio que neste ano de 2023 receberá inscrições de trabalhos no período de 2 a 31 de outubro.
O tema do 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo é a “Liberdade”, em seu sentido amplo e especialmente nos direitos insculpidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
O Prêmio receberá inscrições pelo meio digital e o tradicional, físico. Em ambos os casos, é necessário acessar o regulamento e ficha de nscrição pelo site www.direitoshumanosbr.org.br.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.