Sigla deve disputar prefeituras goianas em Planaltina e Santo Antônio do Descoberto
Quase 1 milhão de moradores da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (RIDE) estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com exceção da população do DF, os moradores dos 33 municípios de Goiás e Minas Gerais vão escolher prefeitos e vereadores em um pleito desafiador para o campo progressista aliado do presidente Lula (PT).
Nas eleições de 2022 houve um avanço do PT, com a vitória do presidente Lula em sete municípios da RIDE e uma votação muito maior do partido, em relação a 2018, em todo o Entorno do DF. Em Águas Lindas (GO), por exemplo, Lula teve 40 mil votos (48%). No entanto, nas Câmaras Municipais com maior população não há nenhum vereador do PT eleito.
No passado, o PT governou alguns municípios da região, como Valparaíso de Goiás, entre 2012 e 2016 com a ex-prefeita professora Lucimar, que atualmente é secretária de Mulheres do PT Goiás e atua na coordenação do partido nas eleições dos municípios goianos do Entorno. Segundo ela, o foco do PT na região será na eleição para vereadores.
“A região Centro-Oeste é muito conservadora, com o agronegócio que é forte mais a questão religiosa, tanto da católica, quanto da evangélica que cresceu demais aqui na região, influencia para que a gente do campo progressista tenha pouco apoio aqui na região”, afirmou Lucimar. No entanto, ela lembrou que em 2022, com a eleição de Lula, o PT teve um resultado muito melhor que nos pleitos anteriores e por isso acredita que será possível eleger uma bancada progressista no Entorno.
Uma das apostas do campo progressista para a eleição do Entorno é lançar pré-candidatos que já fazem algum trabalho de base ou com forte atuação nas redes sociais, como é o caso de Maju Rocha de Planaltina. Com mais de 8 mil seguidores no Instagram, Maju que se apresenta como ativista socioambiental e lançou sua pré-candidatura à vereadora.
“Não é fácil ser uma pré-candidata progressista e negra em um município de Goiás, mas as pessoas estão muito receptivas ao nosso trabalho junto aos problemas da população de Planaltina, que infelizmente convive com o descaso”, desabafou Maju.
A pré-candidata do PT em Planaltina destacou que Lula teve mais de 22 mil votos no município em 2022 (48,4%), mas lembrou que nem todo eleitor do presidente vota em parlamentares progressistas. “Por isso a gente precisa ocupar as ruas e fazer esse diálogo com a população, pois o PT cresceu bastante por aqui, mas a gente precisa desmistificar algumas coisas e falar da importância de ter representantes do campo progressista”, afirmou Maju, destacando a importância da agricultura familiar em Planaltina, que produz alimento e precisa ser celebrada.
Os municípios com mais eleitores em 2024 são: Luziânia-GO (131 mil), Águas Lindas-GO (115 mil), Valparaiso de Goiás (93 mil), Formosa–GO (77 mil), Unaí-MG (63 mil), Planaltina-GO (63 mil) e Novo Gama – GO (53 mil). Em nenhum desses municípios o PT elegeu prefeitos ou vereadores na eleição municipal de 2020.
Prefeituras
A Secretária de Mulheres do PT Goiás informou ainda que o partido tem pré-candidaturas às prefeituras de Planaltina, com a professora Eva Márcia e Santo Antônio do Descoberto, com a Professora Railda. “São duas pré-candidatas mulheres que têm um histórico que trabalhos nos seus municípios e estão trabalhando com as bases, com seus grupos, para disputar as eleições”, descreveu Lucimar.
Por outro lado, nos três municípios mais populosos a avaliação é que existe uma dificuldade maior para candidatos progressistas e por isso o PT já decidiu que não vai lançar candidatos nessas prefeituras e focar no pleito para vereadores. “Nós já definimos no interior do partido que não vamos ter candidatos a prefeitos em Luziânia, Águas Lindas e Valparaíso. Não foi fácil essa decisão, mas nós definimos que é assim que temos condições de eleger vereadores”, pontuou Lucimar.
Apoio
O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, informou que o partido decidiu que em razão de não haver eleições no Distrito Federal a militância vai trabalhar para apoiar as candidaturas a prefeito e vereadores do Entorno. “Nós estaremos envolvidos diuturnamente na campanha do Entorno, porque uma parcela significativa dos trabalhadores do DF mora nessas cidades”, explicou Jacy, acrescentando: “A eleição de vereador e de prefeito é a base da eleição seguinte e precisamos fortalecer nossas bases no Entorno”.
Eleições municipais
As eleições municipais brasileiras em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro, mas nenhuma cidade do Entorno possui a quantidade mínima de eleitores (200 mil) para ter segundo turno. Neste pleito, os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.