A ‘RBA’ selecionou blocos de destaque na periferia, na Grande São Paulo e também homenagens a Marielle Franco e Maria Bethânia
Começou hoje (9), oficialmente, o carnaval 2024 em São Paulo. Na noite desta sexta, as primeiras escolas de samba do Grupo Especial desfilam no Anhembi. Um pouco antes disso, começou a maratona de blocos de rua. Como de costume, as mulheres do Bloco Afro Ilú Obá de Min realizam na abertura dos cortejos seu desfile nos arredores da Praça da República, no centro da capital, a partir das 18h. Até a próxima terça-feira (13), estão previstos mais 480 blocos.
Com abordagem de viver a diversidade, respeito e democracia, grande parte dos blocos reafirma esse posicionamento. É o caso do Ilú. “Em 2024, o bloco traz como enredo Irúgbìn: Família Franco – Marielle, para reverenciar a memória de Marielle Franco e celebrar o legado poderoso de sua família. Afirmamos nosso amor por essa linhagem resiliente e exaltamos a tecnologia da continuidade: o começo, o meio e começo, o tempo espiralar que comporta o processo de renovação, a ação de ressignificar e a imortalidade”, afirma a organização do tradicional cortejo.
Para quem não puder ver o primeiro dia de Ilú, a bateria feminista do bloco ainda desenvolve seus ritmos de matrizes africanas. No domingo (11), tem Ilú Obá durante a tarde, a partir das 13h, na Cia. Livre. O percurso começa na na rua Conselheiro Brotero, 195, Barra Funda. E segue até o Galpão do Armazém do Campo do MST, na alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos.
Diversidade
Pensando na diversidade do carnaval de São Paulo, a RBA selecionou alguns blocos interessantes que tomarão as ruas da capital e de cidades próximas entre sábado e domingo. Tem para todos os públicos. Do Bloco Bollywood, que celebra as cores da Índia no sábado ao Bloco Acorda Peão, organizado por movimentos sociais e sindicais em São José dos Campos.
Este último, também no sábado, levará sambas denunciando o genocídio da população palestina na Faixa de Gaza e também gritarão contra a sanha privatista do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos). “O mundo inteiro assistiu, toca o terror, Israel matando em massa, massacrando palestino na Faixa de Gaza”, diz um trecho do samba-enredo, composto por Renato Bento Luiz, o Renatão. As críticas estão na letra do samba-enredo e nas alegorias. O carro que abre o bloco vai simbolizar um hospital sendo bombardeado pelas forças armadas israelenses e norte-americanas.
Carnaval das índias
Já o bloco em homenagem à Índia contará com dançarinos treinados do Centro Cultural Swami Vivekananda (CCSV). Na última terça-feira (6), o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, visitou o CCSV. E lançou o cartaz especial da Índia Multicorida do Bloco Bollywood. A presença de Reddy está confirmada durante o cortejo, que acontece na Rua Augusta, região central.
O cortejo não é apenas um bloco. Trata-se da maior festa indiana na América Latina e representa a conexão entre as culturas, cores e alegrias entre os povos do Brasil e da Índia. “O diretor do SVCC, Jyoti Kiran Shukla, convidou a todos para esta que é a maior festa da cultura indiana na América Latina e para vivenciar a fusão única de duas culturas. No sábado, o Embaixador Suresh Reddy abrirá o desfile do bloco. A Consul General Manisha Swami e o diretor do CCSV, Jyoti Kiran Shukla, também participarão da abertura”, informa a organização do bloco.
Fora do circuito
Já no grande circuito, os blocos de carnaval contarão com nomes como Pabllo Vittar, Michel Teló e Iza, entre outros nomes. O tradicional Explode Coração também promete uma homenagem a Maria Bethânia.
Embora a grande maioria dos blocos de carnaval desfile nos bairros do centro, Pinheiros e Lapa, a reportagem também selecionou blocos que ocupam as ruas da periferia. Também vale a indicação da agenda (mais completa) nos bairros mais afastados do centro, elaborada pela Agência Mural. Já a programação completa está disponível no site da prefeitura de São Paulo.
Agenda do carnaval
Sábado (10)
- Bloco Acorda Peão – Centro de São José dos Campos – 10h
- Bloco do Come Quieto – Largo do Rosário – 18h – Mogi das Cruzes
- Bloco Calma Moreno – Rua Frei Gaspar, 160 – 17h – Osasco
- Bloco Maria Sapatão – Rua Luiz Gama, Centro – 10h – Guarulhos
- Bloco Afro Expresso Baianista – Praça do Carmo – 12h – Santo André
- Bloco Bollywood – Rua Augusta, esquina com Matias Aires – 11h – São Paulo
- Baú do Pirata Infantil – Praça Fortunato da Silveira, São Miguel Paulista – 9h – São Paulo
- Amigos do Graja – Avenida do Arvoeiro, 200, Capela do Socorro – 11h – São Paulo
- Bloco Urubó – Largo Nossa Senhora da Matriz, Freguesia do Ó – 12h – São Paulo
- Bloco Minhoqueens – Avenida São João com Ipiranga – 12h – São Paulo
Domingo (11)
- Guerreiros da Comunidade Jova Rural – Praça Japura, Jova Rural – 12h – São Paulo
- Bloco Vai Quem Quer – Rua Bruno Felisberto Cavinato, M’Boi Mirim – 14h – São Paulo
- Bloco Temperadinho – Praça Barra D’Ouro, Penha – 14h – São Paulo
- Bloco Diversidade Unida – Avenida Dr. Sylvio de Campos, Perus – 13h – São Paulo
- Bloco BenJorges – Rua Filito de Almeida, 145, Pinheiros – 11h – São Paulo
- Bloco Afro Ilú Obá de Min – Rua Conselheiro Brotero, 195, Sé – 11h – São Paulo
- Cordão Sucatas Ambulantes – Av. Nagib Farah Maluf, Itaquera – 11h – São Paulo
- Circuito dos grandes blocos com Michel Teló, Pabllo Vittar e Lia Clark – Obelisco do Ibirapuera – 10h30 – São Paulo
- Explode Coração homenageia Maria Bethânia – Praça da República, Centro – 13h – São Paulo