A aprovação do substitutivo à Lei Complementar 173/2020 é considerada uma primeira vitória dos servidores e servidoras públicas que tiveram seus direitos congelados em razão da pandemia da covid-19
A Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (22), um substitutivo que restabelece uma série de direitos dos servidores e servidoras públicas suprimidos no período da pandemia da covid-19. A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) discutiu a matéria e considerou que, com essa aprovação, a justiça foi feita. “É uma medida com cautela porque o texto prevê que o descongelamento ocorra mediante Orçamento do Estado, mas é um avanço porque agora os servidores e as servidoras têm essa permissão para que consigam articular pela garantia de seus direitos”, declarou a deputada.
O substitutivo de autoria do deputado Reimont (PT-RJ) altera a Lei Complementar 173/2020 que impôs proibições aos servidores e servidoras nesse período. Com a aprovação, os entes federativos que decretaram estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-1 – “se tiverem disponibilidade orçamentária e financeira” – poderão desconsiderar as proibições constantes nos incisos I, VI e IX do artigo 8º da LC 173/2020. O projeto ainda deve receber parecer da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para depois ser aprovado em plenário e, só então, passar a valer.
A alteração na LC 173/2020 autorizará aos Estados “conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares de forma retroativa e correspondente ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021”; “criar ou majorar auxílios, vantagens, bônus, abonos, verbas de representação ou benefícios de qualquer natureza, inclusive os de cunho indenizatório, em favor de membros de servidores públicos civis e militares de forma retroativa e correspondente ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021”; “contar de forma retroativa o período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 como de período aquisitivo necessário para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal em decorrência da aquisição de determinado tempo de serviço”.
Uma esperança para servidores gaúchos
Em reunião entre o CPERS Sindicato, o SindiServ de Caxias do Sul (RS), a deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) e o deputado Reimont (PT/RJ),ocorrida no dia oito de agosto em Brasília, a presidenta do CPERS, professora HelenirSchürer, levantou a preocupação de servidores e servidoras que teriam prejuízos no valor de sua aposentadoria em função das restrições da LC 173/2020. Com o substitutivo que altera essa lei aprovado, os aposentados e aposentadas terão seus salários garantidos como se ela nunca tivesse existido, já que o período será contado de forma retroativa. Os servidores e servidoras públicas consideram esta uma primeira e importante vitória na garantia de seus direitos trabalhistas.
(*) Com informações da Assessoria da deputada Denise Pessoa / Foto: Marcelo Tavares
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.