Díaz-Canel, presidente da República, foi uma das personalidades que, na Ilha, celebraram os 19 anos da criação da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América –Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP)
«Celebramos com júbilo 19 anos da ALBA-TCP, mecanismo de natureza emancipadora e espaço reconhecido pela promoção da paz, da unidade, da solidariedade e da cooperação», declarou Miguel Díaz-Canel na sua conta de Twitter (X).
Na sua mensagem, o presidente cubano afirmou o compromisso desta organização, fundada por iniciativa dos líderes de Cuba e Venezuela, Fidel Castro e Hugo Chávez, respectivamente, de continuar a trabalhar pelo bem-estar e a integração dos povos.
Também a propósito da data, Manuel Marrero Cruz, primeiro-ministro de Cuba, evocou na mesma rede social o legado de Fidel e Chávez, afirmando que o surgimento deste mecanismo internacional, em 2004, marcou «um antes e um depois na América Latina e nas Caraíbas.
Também no Twitter (X), Roberto Morales Ojeda, secretário de Organização do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, lembrou as palavras de Díaz-Canel quando disse: «Fidel e Chávez estavam a visitar o futuro quando concordaram em criar a ALBA.»
Por seu lado, Bruno Rodríguez, ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, referiu que se chega ao 19.º aniversário com o compromisso renovado de trabalhar por mais conquistas e preservar a essência humanista e social desta aliança.
A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comercio dos Povos, lembra o portal trabajadores.cu, é uma plataforma de integração dos países da América Latina e as Caraíbas que destaca a solidariedade, a complementaridade, a justiça e a cooperação.
Nasceu a 14 de Dezembro de 2004, na sequência de um acordo assinado entre a Venezuela e Cuba, no qual se propunha «um modelo de desenvolvimento independente, dando prioridade à complementaridade regional para promover o desenvolvimento de todos e reforçar a cooperação, por via do respeito mútuo e da solidariedade».
Em 2006, com a adesão da Bolívia, a ALBA – que se referia a Alternativa Bolivariana para as Américas – enriqueceu-se com o Tratado de Comércio dos Povos (TCP), instrumento de troca solidário e complementar entre os países, para beneficiar os povos.
Foi em Junho 2009, por decisão dos chefes de governo e de Estado na Cimeira de Maracay (Venezuela), que ALBA-TCP passou a designar Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.