A carência de espaços acessíveis para a o desenvolvimento de atividades educacionais e artísticas motivou a luta pela conquista de um território autogestionado
A Tecnologia Social (TS) Ecle: Autogestão comum em cultura, educação e protagonismo cidadão sustentável foi desenvolvida pela Borda Cidade Convivência Pesquisa com sede na cidade Belo Horizonte (MG).
Ao analisarmos seus objetivos e resultados alcançados é possível identificar que a mesma atende a dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: ODS 4 – Educação de qualidade ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4 ) e o ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/8 ).
A carência de espaços acessíveis para a produção artística motivou que uma legião de artistas, ativistas, pesquisadores, produtores e educadores ocupassem um imóvel tombado e em deterioração, transformando-o no Espaço Comum Luiz Estrela.
A conquista do espaço, assim como o projeto de restauração, contou com a colaboração da comunidade, por meio de trabalho voluntário colaborativo e financiamento coletivo. Entidades públicas também apoiaram a iniciativa, inclusive com reconhecimento através de prêmios, como o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Prêmio Rodrigo Melo Franco), o MPMG – Ministério Público de Minas Gerais (Projeto Semente), entre outras.
O projeto político-pedagógico do Espaço Comum está sustentado na Educação Popular, na Cultura Livre e na Economia Solidária, a partir de acúmulos em autogestão, cultura, direito à cidade, políticas públicas e participação cidadã.
Entre as atividades desenvolvidas no Espaço Comum na área de cultura destacam-se espetáculos e oficinas de teatro e também sessões gratuitas de cinema.
Em atenção às pessoas de baixa renda funciona gratuitamente no local um cursinho pré-vestibular sustentado cooperativamente por professoras, pedagogas estudantes moradoras da comunidade.
Por meio do trabalho colaborativo também são desenvolvidas ações em educação, permacultura, cozinha agroecológica e feira de produtores.
Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelo seguinte endereço eletrônico:
Borda Cidade Convivência Pesquisa – (31) 9872-28487 – luza.lanza@gmail.com – Endereço: Rua Manaus, 348, Bairro São Lucas, Belo Horizonte/ MG.
A reaplicação desta TS pode contar com o apoio de entidades do poder público, investidores sociais privados, voluntários, centros comunitários, entre outros tantos.
(*) Por Jefferson Oliveira – Economista
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua