Nos dia 28, 29 e 30 de agosto, o setor cultural do DF realizou a Webconferência Aldir Blanc com a finalidade de ouvir e dialogar com a comunidade cultural e de apresentar propostas e diretrizes para a execução do recurso emergencial previsto na Lei 14.017/2020 à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, órgão gestor do recurso emergencial no DF.
Foram três dias com participação de diversos segmentos culturais e representantes de 20 Regiões Administrativas. Além de diversas entidades estavam presentes artistas independentes todos com o mesmo propósito e a mesma urgência.
A CAB – Conferência Aldir Blanc, levantou cerca de 96 propostas sendo que 72 foram direcionadas para a linha 2 do artigo 2º da Lei, que vai auxiliar a manutenção do fazer cultural de coletivos, grupos, espaços e outras entidades e, 24 foram proposta de editais e chamamentos públicos previsto na linha 3 do mesmo artigo da Aldir Blanc.
O documento consolidado foi entregue pelos realizadores, grupo composto por membros da sociedade civil, através do Comitê Consultivo da Lei no DF, para o Grupo de Trabalho da SECEC, que está responsável pelo Plano de Ação, Plano de Comunicação e Plano de Trabalho que deve ser inserido na Plataforma +Brasil.
Além da consolidação, foi entregue uma carta chamando atenção para alguns pontos específicos, tais como: mais esclarecimentos sobre a Lei para a comunidade cultural; necessidade de uma ampla divulgagação dos formulários de inscrição; tranparência nos tramites da execução; e que nenhum edital do FAC sirva de referência e base para implementação da Lei Aldir Blanc e do decreto regulamentador baixado pelo GDF.
Para finalizar o processo da CAB o documento consolidado será apresentado para o setor cultural em reunião virtual nesta quinta-feira dia, 3 de setembro, às 19h.
Acompanhe pelo canal do Youtube youtu.be/nlE6hcqzc6E