Desaprovação da gestão é maior entre os mais ricos (49%)
A avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve estável na comparação entre as pesquisas do Datafolha divulgadas nesta terça-feira (17) e no começo de outubro deste ano.
A gestão é considerada ótima ou boa por 35% dos entrevistados, um ponto percentual a menos do que o registrado no levantamento anterior. Já aqueles que consideram o governo ruim o péssimo são 34%, 2% a mais do que antes. A oscilação está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Aqueles que avaliam a gestão como regular somam 29%.
No recorte socioeconômico, o governo Lula está mais bem avaliado entre os mais pobres (44%), aqueles com mais de 60 anos (46%), os menos instruídos (53%) e os nordestinos (49%). Por outro lado, a gestão petista é desaprovada entre os eleitores que ganham de dois a cinco salários mínimos (42%), evangélicos (43%), com curso superior (45%) e os mais ricos (49%).
O Datafolha também perguntou aos entrevistados quais são os maiores problemas do país. Em primeiro lugar aparece a saúde (21%), seguida por segurança pública (12%), economia (9%), educação e desemprego (ambos com 8%).
No total, foram ouvidos 2.002 eleitores em 113 cidades do país entre os dias 12 e 13 de dezembro.