Durante pronunciamento nesta quinta-feira (9), o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a decisão do Facebook e do Instagram de derrubar uma rede de fake news (notícias falsas) ligada a partidários do presidente Jair Bolsonaro confirma as denúncias feitas sobre o tema. O senador também afirmou que a decisão contribuirá para aprofundar as investigações da comissão parlamentar mista de inquérito que investiga as fake news.
Humberto acrescentou que o fato reforçará a possibilidade de cassação de parlamentares que estariam relacionados com um esquema de propagação de notícias falsas, inclusive com a utilização do trabalho de seus funcionários. Para ele, é muito grave que a produção de notícias falsas seja feita utilizando servidores que atuavam no horário de expediente, pagos com dinheiro público.
— Essas pessoas são funcionários vinculados aos gabinetes do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e de outros deputados federais e estaduais ligados ao PSL — afirmou.
O senador lembrou que foram afetadas pela decisão 35 contas do Facebook e 38 contas do Instagram, que, segundo Humberto, se caracterizavam por “comportamentos inautênticos”, pela utilização de perfis falsos e pela produção de notícias falsas.