O Departamento de Estado dos EUA tentou impedir que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitasse a Rússia, informou um jornal norte-americano, citando fontes da administração dos EUA.
De acordo com informações do jornal The Washington Post, as fontes observam que nesta semana houve uma preocupação generalizada no governo de Joe Biden em relação ao momento do encontro entre o primeiro-ministro Modi e o presidente russo, Vladimir Putin.
O vice-secretário de Estado dos EUA, Kurt Campbell, conversou com o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vinay Kwatra, no início do mês, na esperança de reagendar a viagem de Modi à Rússia, que coincidiu com a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Washington, dizem fontes.
Ainda conforme a reportagem, o governo Biden disse à Índia que o momento do encontro de Modi com Putin complicaria a “imagem” da cúpula.
No início desta semana, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse que os Estados Unidos deixaram claras suas preocupações sobre os laços da Índia com a Rússia.
Modi fez uma visita de Estado à Rússia entre a segunda-feira (8) e a terça (9), nesta que foi sua primeira viagem ao país eurasiático em cinco anos.