O Maranhão deu hoje um importante passo em defesa da saúde e da vida de seus cidadãos e para a retomada das atividades econômicas do Estado impactadas pela pandemia da covid-19. O governo do Estado anunciou que assinou esta quarta-feira, 17, um contrato para a compra de 4.582.861 doses da vacina russa Sputnik V.
Segundo o governador Flávio Dino, a conclusão da compra se dará até o final do mês e as primeiras doses já estarão chegando ao Maranhão em abril.
Pelo Twitter, Dino afirmou que o governo federal tem a possibilidade de assumir o contrato e incluir as doses no Plano Nacional de Imunização (PNI). Se a opção não for feita, as vacinas ficarão no estado.
Ontem, 16, chegaram ao Maranhão 116.800 doses da vacina chinesa CoronaVac, enviadas pelo governo federal dentro do PNI e que fazem parte do sétimo lote destinado ao estado. Desde o primeiro lote, já foram recebidas 631.640, sendo 533.640 do imunizante chinês e 98.000 da AstraZeneca.
Com o aporte das vacinas compradas hoje, o Maranhão terá condições de imunizar contra a covid-19 toda a sua população adulta.