Educação de Qualidade – Objetivo 4 do ODS (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4) – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Redução das Desigualdades – Objetivo 10 do ODS (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/10) – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
A Tecnologia Social – Bairro Educador, desenvolvida pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), apresenta perfeita inter-relação com os objetivos 4 e 10 dos ODS.
Em aderência às metas de cada um deles é possível destacar que no aspecto de qualidade está a garantia de que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, a defesa de direitos humanos fundamentais, a igualdade de gênero, a promoção de uma cultura de paz e não violência, de uma cidadania global e valorização da diversidade cultural.
No que se refere a redução de desigualdades o projeto promove a integração das comunidades proporcionando inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião e da condição econômica.
O projeto parte da identificação de problemas como: evasão escolar, repetência, baixo índice de aprendizagem, baixo envolvimento das famílias com as escolas, baixa autoestima dos alunos e professores, muitas vezes relacionado a um cenário de violência e pobreza.
Para o enfrentamento destas questões, o Bairro Educador propõe em suas ações: a ampliação de repertórios educativos, integração entre as escolas, integração de parceiros locais às escolas, integração de atividades de cultura e lazer ao currículo escolar, apropriação educativa da cidade, apoio na gestão de planos políticos pedagógicos conectados aos desafios apontados.
O projeto proporciona condições de igualdade nas oportunidades educativas e culturais entre estudantes de outras escolas públicas ou particulares, inseridas em áreas com contextos socioeconômicos mais favoráveis, o que provocará maior igualdade de condições de acesso à educação no Ensino Médio e Superior e a melhores postos de trabalho.
Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:
https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/bairro-educador
https://www.cieds.org.br/biblioteca/detalhe/bairro-educador-uma-experiencia-de-educacao-integral
A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público e investidores sociais privados.
(*) Jefferson Oliveira – Economista