Os moradores ocupam o edifício desde 2022
A mudança para o aluguel social é só o começo de uma nova fase para 39 famílias que, nesta terça-feira (5), deixaram o Edifício Nações Unidas, no Centro de João Pessoa, com a promessa de retornar a um lar reformado e mais seguro. Essas famílias, muitas delas há tempos em situação de vulnerabilidade, estão sendo acolhidas pela Prefeitura enquanto o prédio passa por uma grande requalificação, com foco em garantir uma moradia digna e revitalizar o coração da cidade.
Para Vanessa Silva, que vive na ocupação com seus cinco filhos desde 2023, a notícia representa muito mais do que um novo endereço. “Sempre foi meu sonho ter uma moradia para minha família. Nunca consegui antes, mas agora está perto de se realizar. Com o auxílio moradia, a Prefeitura está olhando por nós, e sei que logo poderei voltar com meus filhos para o nosso lar, tudo novo e seguro”, conta ela, emocionada. A expectativa de Vanessa é compartilhada por muitas outras famílias que, como ela, sonham com uma vida melhor e com segurança.
Laiza Paulino, outra moradora do prédio, também fala da emoção de saber que o Edifício Nações Unidas será um lugar renovado, pronto para acolher de volta cada uma das famílias que construiu ali sua história. Para Laiza, a mudança temporária vem acompanhada de uma sensação de vitória. “Foi uma conquista fruto de muita luta. Saber que vamos voltar para cá, para o Centro, significa muito porque é perto de tudo que a gente precisa. Ter uma moradia aqui no centro traz vida para o bairro e mantém a comunidade unida”, diz ela.
Além da moradia temporária e do auxílio financeiro para o aluguel, a Prefeitura tem incluído as famílias em todas as etapas do processo de requalificação. O prefeito Cícero Lucena (PP) destacou o compromisso com a dignidade e com a inclusão dessas pessoas. “Queremos que essas famílias tenham mais do que um lar. Estamos dando oportunidades, incluindo os moradores na própria reforma para que possam ter uma fonte de renda enquanto aguardam a volta para seus apartamentos. É assim que fazemos a diferença, trabalhando juntos”, afirmou o prefeito.
A obra de requalificação, prevista para ser concluída em um ano e meio, trará apartamentos seguros, infraestrutura renovada e espaços comerciais que impulsionam a economia local. A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com várias secretarias, como Habitação Social (Semhab) e Direitos Humanos (Sedhuc), afirmou trabalhar para garantir que essas famílias tenham o suporte necessário nesse período de transição.
Os moradores ocupam o edifício desde 2022 quando aproximadamente 40 famílias do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), ocuparam o prédio no centro da cidade de João Pessoa. O prédio foi desapropriado pela Prefeitura em 2019 para virar um shopping popular, mas até aquele momento, nada havia sido feito.
As famílias adaptaram três andares do prédio para acomodação temporária, criando instalações como sala de reuniões, cozinha comunitária e uma área para as crianças brincarem. Muitos dos cômodos, anteriormente usados como escritórios e consultórios, foram transformados em quartos e pequenos apartamentos onde as famílias se estabeleceram. Com a reforma, elas poderão desfrutar do espaço com mais conforto e dignidade.