Com um financiamento de 45 milhões de euros, a França apoia o Finlay Vaccine Institute (IFV) para fortalecer sua capacidade de produção de vacinas contra meningite e pneumonia.
Vicente Vérez Bencomo, diretor do IFV, disse que este projeto começou a tomar forma há cinco anos “é um investimento muito favorável para a modernização dos equipamentos e a remodelação dos centros de produção. Deve ser executado no prazo de três anos ”.
O embaixador da França em Cuba, Patrice Paoli, destacou que o IFV é um dos principais atores cubanos na produção de vacinas que beneficiam não só a população da ilha, mas também a África Subsaariana e outros países em desenvolvimento.
Ele acrescentou que o intercâmbio entre os contratos de financiamento é um passo decisivo para o projeto. “Os primeiros desembolsos serão feitos no quarto trimestre de 2021. Essas ações são uma prioridade para a colaboração cubana com os países que precisam dessas vacinas e também é um assunto importante para a França”, disse o embaixador.
“A saúde é um dos fatores definidos na agenda bilateral entre França e Cuba assinada em 2016, também entre o projeto promoverá uma cooperação muito importante para o aumento qualitativo e quantitativo das capacidades de produção das vacinas cubanas contra meningite e pneumonia”, disse Patrice Paoli.
Por seu turno, Vicente Vérez Bencomo, director do IFV afirmou que ao fornecer vacinas de qualidade a um custo acessível, distribuídas através da OMS e UNICEF, será melhorada a cobertura vacinal contra meningite e pneumonia . Saúde infantil e redução das desigualdades no acesso às vacinas ”.
Essas vacinas conjugadas – disse Vérez – são amplamente utilizadas em crianças pequenas “são usadas para derrotar a meningite bacteriana e a pneumonia, porque os bebês não respondem aos antígenos que essas bactérias têm”.
O diretor do Finlay Vaccine Institute lembrou que a primeira vacina desse tipo em Cuba foi o Haemophilus influenzae tipo b, que era totalmente sintético.
Participantes da cerimônia realizada na residência do Embaixador da França em Cuba. Fotos: Abel Padrón Padilla / Cubadebate
Maritza Rojo, durante seu discurso na residência do Embaixador da França em Cuba. Idalmis Bonachea, durante seu discurso na residência do Embaixador da França em Cuba.
Vicente Verez Bencomo, presidente do Instituto Finlay, durante seu discurso na residência do Embaixador da França em Cuba.
Do Cuba em Resumen e retirado de Cubadebate / Foto da capa: Abel Padrón Padilla / Cubadebate.