Do auditório Fernando Gordillo, movimentos sociais e sindicais denunciaram a insolência e a ousadia da OEA na tentativa de influenciar o destino da Nicarágua
A Frente Nacional dos Trabalhadores (FNT), representada por movimentos sociais e sindicais, reafirmou neste sábado a decisão do Governo da Nicarágua e do presidente da República, comandante Daniel Ortega Saavedra,de denunciar a carta da OEA.
O pronunciamento dos sindicatos ANDEN, UNEN, FETSALUD, Professores Universitários, Trabalhadores Autônomos e outros movimentos, mostra o apoio do sindicato ao nosso país, diante das ações intervencionistas promovidas pela organização internacional contra o nosso povo.
Do auditório Fernando Gordillo denunciou a insolência e a ousadia da OEA para tentar influenciar o destino da Nicarágua,enquanto eles protagonizavam uma cantata revolucionária, como uma demonstração de amor à nossa pátria e a favor dos princípios anti-imperialistas e da defesa da soberania promulgada pela Frente Sandinista.
Durante a reunião, frases como “Não poderiam, nem serão capazes”, “a OEA é o ministério da colônia dos Estados Unidos”, “a OEA é o esterco e não vamos continuar”, o que evidendo os sentimentos do povo.
Em sua mensagem, o secretário-geral da FNT, Dr. Gustavo, destacou a liderança do Comandante Daniel na luta constante e no trabalho para alcançar a independência definitiva, porque a Nicarágua não é colônia de ninguém.
“Estamos aqui com dignidade e com a decisão de continuar caminhando em um ritmo constante até alcançarmos nossa independência definitiva. Estamos a caminho da segunda e definitiva independência, esse é o nosso caminho e somos guiados pela FSLN e com Daniel na frente, estamos caminhando com segurança, estamos indo com mais experiência, disse.
Da mesma forma, ele apontou a convicção da Nicarágua para defender sua autodeterminação, uma vez que nunca foi escrava, como demonstrado pela Revolução Sandinista que triunfou em 19 de julho de 1979.
Nesse sentido, ele lembrou a marca de nossos ancestrais indígenas que lutaram e resistiram diante da colônia espanhola. “É um valor que Diriangén e Nicarao assumiram não serem escravos, é a coragem e dignidade que Tomás Ruiz assumiu não ser escravo, é o valor que nossos heróis de São Jacinto assumiram, a coragem e dignidade que Andrés Castro assumiu com pedra na mão em uma luta desigual triunfando com o coração e com a decisão e coragem do nicaraguense” disse.
Em seguida, o pronunciamento do FNT e dos diferentes movimentos sociais:
POSIÇÃO DE APOIO AOS MOVIMENTOS TRABALHISTAS E SOCIAIS DA NICARÁGUA DIANTE DA DECISÃO CORRETA DO ESTADO E DO GOVERNO DA NICARÁGUA DE DENUNCIAR A CARTA DA OEA.
Soberania não é discutida, é defendida…!
Augusto C. Sandino.
A Frente Nacional dos Trabalhadores (FNT) e a Coordenadora Social da Nicarágua, composta por centenas de milhares de nicaraguenses organizados em diferentes setores: Centrais, Confederações, Federações, Sindicatos, Cooperativas, Organizações Baseadas na Fé, Organizações Comunitárias, Jovens, Estudantes, Mulheres, Membros Aposentados das Forças Armadas, Afro-Caribe e Povos Indígenas, querem expressar ao povo nicaraguense e à comunidade internacional o seguinte:
- Apoiamos categoricamente a posição de Defesa da Soberania Nacional expressa pelo Chefe de Estado e governo da Nicarágua, comandante Daniel Ortega Saavedra, que decidiu denunciar a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), iniciando assim a decisão indeclinável da retirada da Nicarágua desta organização.
- REJEITAR E CONDENAR a atitude intervencionista da OEA, que ao longo de sua história tem manifestado repetidamente seu caráter de desrespeito ao direito internacional, à liberdade, à soberania e à autodeterminação dos povos, atacando o direito à paz e à prosperidade dos países da região; há muitos exemplos na América Latina e no Caribe, onde ele tem servido repetidamente junto com os aparelhos terroristas dos Estados Unidos da América para organizar golpes contra governos progressistas e democráticos que são apoiados pelas grandes maiorias. Longe de cumprir seus princípios e propósitos fundadores, este órgão regional irresponsavelmente os transgredi em sua ânsia de defender os interesses do império ianque.
- Defendemos com dignidade e sem hesitação a soberania nacional contra qualquer agressão contra o Estado nicaraguense. Não podemos esquecer que em 2018, na Nicarágua, a OEA juntamente com a Vende Patria tentou um golpe terrorista fracassado, orquestrado e financiado pelo Império Yankee, mas: Eles não puderam e não vão! Que fique claro que nós, o povo e suas organizações trabalhistas e sociais, nunca desistimos!
- FORTALECEMOS A SOBERANIA, a INDEPENDÊNCIA E A AUTODETERMINAÇÃO NACIONAL PARA A PAZ E A PROSPERIDADE, apesar de todas as agressões do império e dos combatentes apátridas. Este glorioso povo nicaraguense que conhece lutas e honras, conseguiu conquistar outra grande vitória nas históricas eleições nacionais deste 7 de novembro com a FSLN; e sabemos que com nosso Presidente Comandante Daniel Ortega Saavedra e nosso vice-presidente Compañera Rosario Murillo, continuaremos a prosperar em Paz e Bem, este é um sol que não declina! não há barreiras que não possamos romper com a Inteligência Espiritual e a Coerência dos Maiores Nicaraguenses, Gênios e Patriotas: Diriangén, Nicarao, Tomas Ruiz; nossos heróis, heroínas e orgulho nacional como: Andrés Castro, Rubén Darío, Benjamín Zeledón, Blanca Estela Arauz, General Augusto C. Sandino, Rigoberto Lopez Pérez; Comandantes Carlos Fonseca e Tomas Borge.
Para todos os nossos irmãos e irmãs continuaremos a defender o decoro nacional!
Soberania não é discutida, é defendida…!
Colônia nunca mais!
Nem um passo para trás!
Aqui não nos vendemos nem desistimos!
Eles não podiam, e não podem!
Comunicado ao povo da Nicarágua. Manágua, 20 de novembro de 2021.
Foto: Frente Nacional dos Trabalhadores | A VOZ DO SANDINISMO | 20/11/2021
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.