Termômetros marcaram até -7 °C na região do Pico da Bandeira, e cenário surpreendeu visitantes com geada, vegetação congelada e muita brincadeira. Foto: Redes Sociais
A onda de frio que atinge o Sudeste brasileiro transformou a paisagem do Parque Nacional do Caparaó, no Sul do Espírito Santo, em um verdadeiro cenário de filme europeu. Turistas que visitaram a região neste fim de semana se depararam com uma paisagem congelada, com geada cobrindo carros, barracas e vegetação, além de um fenômeno raro por aqui: uma cachoeira completamente congelada.
Os termômetros chegaram a marcar impressionantes -7 °C na sexta-feira (13), e, no sábado (14), o guia de turismo Ivan de Souza registrou imagens que mais pareciam saídas de uma estação de esqui. Em meio ao frio, teve quem aproveitasse o clima para entrar no espírito lúdico do inverno: com criatividade e bom humor, turistas montaram um “bonequinho de neve” — ou melhor, de geada — em cima de um carro, com direito a cachecol verde e amarelo.
Natureza congelada
O momento mais surpreendente ficou por conta da cachoeira do Pico da Bandeira, que amanheceu completamente congelada. O registro foi feito por volta das 11h da manhã pelo estudante Bruno Protazio, morador da vila de Pedra Menina, que visitava o parque com a família.
“Toda época de frio ficamos na expectativa, porque sabemos que terá muito gelo. A primeira vez que presenciamos foi em 2023. Por isso, vamos sempre com um coração aquecido,” contou Bruno.
Previsão e fenômeno natural
A previsão para a Região Serrana e do Caparaó neste sábado era de temperaturas mínimas de 5 °C em áreas elevadas, com máximas de até 19 °C. Já nas áreas menos altas, os termômetros ficaram entre 14 °C e 22 °C. A geada fraca, comum nessas altitudes durante o inverno, surpreendeu pela intensidade este ano, oferecendo aos visitantes um espetáculo natural raro e encantador.
