Depois da debandada de mais de cem pesquisadores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sofreu uma nova baixa no alto escalão do órgão.
O diretor de avaliação da Capes, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, deixou a fundação. A informação foi confirmada pela própria Capes, por meio de nota.
Camargo esteve à frente da Diretoria de Avaliação desde setembro de 2020. A área é responsável pelo processo de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado, que entrou no centro de uma polêmica ainda sem solução.
Com a demissão, aprofunda-se a crise na fundação responsável pelo fomento à pós-graduação no Brasil, órgão ligado ao Ministério da Educação.
Segundo publicação do Estado de São Paulo, a Capes manifestou “seu agradecimento pelo trabalho e pela dedicação de Flávio Camargo”.
A presidente da entidade, Cláudia Queda de Toledo, é alvo de críticas por pesquisadores que dizem não ver empenho para a retomada da avaliação dos cursos de pós.
Além disso, ela é acusada pelos seus pares de promover uma corrida para autorizar novos cursos à distância, o que atenderia, principalmente, a iniciativa privada.
No momento, a avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil está paralisada por uma liminar na Justiça.
Cientistas da Capes reclamaram da demora para que a presidência recorresse da decisão. Esse foi um dos motivos que levou às renúncias de dezenas de pesquisadores, nas áreas de Matemática, Engenharia, Física e Química.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.