O governo da Bahia abril um edital para concessão administrativa por meio de Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Metropolitano. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOBA), de quarta-feira (14).
Localizado em Lauro de Freitas, município situado na Região Metropolitana da capita baiana, o hospital, atualmente, está aberto de forma emergencial para atendimento de pacientes com Covid-19.
Este hospital será a quarta PPP na área da saúde que o governo petista estabelece e, segundo informações do governo, com a parceria, essa será a maior unidade de atendimento hospitalar do Brasil nesta modalidade.
“A Bahia foi o primeiro estado a implantar PPP na área de saúde no País, com o Hospital do Subúrbio. Essa é a nossa quarta PPP e será o hospital com maior aporte tecnológico da nossa rede, ao lado do Hospital Roberto Santos”, ressalta o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
O Edital de Concorrência nº 08/2021 trata da implantação, gestão, operação e ampliação do Hospital Metropolitano, com prazo de concessão de 20 anos. De acordo com o cronograma de licitação, a sessão pública do leilão na Bolsa de Valores (B3) acontecerá em 20 de maio.
A unidade será implantada inicialmente com 260 leitos, que serão ampliados para 330 pelo parceiro privado, sendo 75 de UTI. Contará ainda com dez salas cirúrgicas, serviço de hemodinâmica, unidade de emergência 24 horas referenciada e serviços diagnósticos — laboratório, radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear.
Entre obras e equipamentos, foram investidos mais de R$ 173 milhões. Um dos destaques do projeto é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes com casos isquêmicos, hemorrágicos ou acometidos por ataque isquêmico transitório na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.
Para ter acesso ao Edital de Concorrência, estudos técnicos e outros documentos, acesse: saude.ba.gov.br/ppphospitalmetropolitano.
Do governo da Bahia com edição do JBP