Está prevista a mobilização de mais 5.000 soldados para a fronteira norte, juntando-se aos já mobilizados.
O Ministério da Defesa Nacional iniciou nesta terça-feira a transferência de militares para a fronteira do México com os Estados Unidos, de acordo com os acordos firmados entre a presidente mexicana Claudia Sheinbaum e o presidente norte-americano Donald Trump. A chefe de Estado confirmou isso durante sua habitual coletiva de imprensa matinal.
Durante as primeiras horas de terça-feira, mais de 2.000 membros do Exército Mexicano e da Guarda Nacional deixaram o Campo Militar 1 na Cidade do México em direção à fronteira norte. Outro grupo saiu de entidades como Campeche, Quintana Roo e Yucatán.
O objetivo é integrar um total de 10 mil guardas que monitorarão a fronteira norte do país, a fim de controlar o tráfico de drogas, principalmente fentanil, e a passagem de migrantes sem documentos para o território norte-americano.
Enquanto isso, um contingente de 120 soldados da Guarda Nacional partiu para a fronteira norte em aeronaves militares e ficará responsável por patrulhar a fronteira, inspecionar veículos e coordenar operações de inteligência contra o narcotráfico para detectar e desmantelar redes de tráfico de drogas.
A Guarda Nacional também colaborará com outros ministérios de segurança e organizações civis para promover a prevenção e o atendimento às comunidades vítimas do tráfico de drogas.
Essas mobilizações são realizadas sob ordem direta da presidente Claudia Sheinbaum e serão cruciais para a estratégia do governo de desmantelar as rotas de drogas que operam no México e nos Estados Unidos.
Sheinbaum enfatizou o quão importante essa estratégia será para coordenar ainda mais a luta contra o tráfico de drogas. Vale ressaltar que outros agentes já estavam na fronteira realizando essas tarefas.
O presidente enfatizou a necessidade de coibir a entrada de jovens no mundo das drogas, principalmente do fentanil, que é responsabilizado por uma alarmante proliferação do uso de drogas nos EUA e por um número significativo de casos de overdose em território mexicano.