Orbán quer usar a oportunidade para desbloquear o dinheiro europeu destinado ao seu país
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, bloqueou nesta sexta-feira 15 uma ajuda à Ucrânia de 50 bilhões de euros, o equivalente a 269 bilhões de reais, depois que os governantes da União Europeia (UE) contornaram a sua recusa a iniciar conversas para a adesão de Kiev ao bloco.
“Resumo do turno da noite: veto ao dinheiro adicional à Ucrânia, veto à revisão do orçamento plurianual europeu. Retomaremos o assunto no ano que vem, após os devidos preparativos”, publicou Orban nas redes sociais.
Pouco depois, o primeiro-ministro húngaro exigiu que “a totalidade dos fundos europeus”, dos quais bilhões de euros destinados ao seu país estão bloqueados, fosse liberada. Neste caso, ele passaria a considerar a possibilidade de retirar seu veto ao envio de uma nova ajuda para a Ucrânia.
“Sempre disse que se alguém quiser apresentar uma emenda ao orçamento da UE (…) a Hungria aproveitaria a ocasião para reivindicar claramente o que merece. Não a metade, não um quarto, e sim a totalidade”, declarou o chefe de Governo nacionalista em uma entrevista à rádio estatal.
A UE planeja fornecer à Ucrânia uma ajuda de 50 bilhões de euros ao logo de quatro anos a partir de 2024. Os líderes reunidos em Bruxelas, no entanto, não conseguiram convencer a Hungria a retirar o veto à ajuda para a Ucrânia.
Kiev considera a nova ajuda crucial, no momento em que o financiamento dos Estados Unidos, de mais de 60 bilhões de dólares, continua bloqueado no Congresso.
“Queremos ser tratados de forma justa e agora temos uma boa oportunidade para defender o nosso ponto de vista”, disse Orban.
(Com informações de AFP)
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.