O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com boa vantagem nas intenções de votos para 2022. É o que confirma a pesquisa do instituto Vox Populi, encomendada pelo Partido dos Trabalhadores e divulgada nesta quinta-feira 11. O levantamento mostrou o petista variando entre 44% e 45% a depender do cenário apontado para o primeiro turno e Jair Bolsonaro em segundo lugar, com 21%.
Após Lula e Bolsonaro, quem aparece melhor na disputa é Ciro Gomes (PDT) com 4% e 5%. Sergio Moro (Podemos) e José Luiz Datena (PSD) têm 3%, independentemente do cenário. João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparecem com apenas 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) não pontuou.
De acordo com o levantamento, o petista também lidera nas possibilidades pesquisadas para o segundo turno. Lula aparece com 52% contra o atual presidente, que tem 24%. Já em uma disputa com Ciro Gomes, Lula teria 49% contra apenas 15% do adversário. João Doria, por sua vez, teria 10% e o petista marcaria 53%.
O ex-presidente também aparece na dianteira na pesquisa espontânea, em que não são apontados nomes de possíveis candidatos. Neste caso, o petista tem 28% da preferência, Bolsonaro 15%, Ciro é citado por 2% dos entrevistados e Moro marca 1%.
Brasil insatisfeito
A pesquisa também mediu a satisfação da população com a situação do Brasil atualmente. Ao todo, 78% dos entrevistados indicaram estar insatisfeitos ao descrever como se sentem em relação ao País hoje e 19% disseram que estão satisfeitos.
Os entrevistados também avaliaram o modo de vida atual quando comparado à década anterior: 48% dos brasileiros disseram que hoje vivem muito pior do que no Brasil de dez anos atrás. Outros 19% indicaram que a piora foi leve e apenas 16% avaliaram que o País melhorou um pouco (11%) ou muito (5%) neste período.
Bolsonaro em baixa
A avaliação do desempenho de Bolsonaro também foi medida pela Vox Populi. Ao todo, 51% dos brasileiros apontaram a atuação do ex-capitão como negativa e 19% indicaram ver as ações do presidente de forma positiva. Em maio deste ano, a avaliação negativa era de 48% e a positiva 22%.
Questionados se aprovam ou não o desempenho de Bolsonaro, 69% dos brasileiros disseram reprovar a atuação do ex-capitão no Planalto. Apenas 27% aprova ao menos um pouco as ações do presidente.
Para a pesquisa Vox Populi foram entrevistadas 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre 30 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Confira a íntegra da pesquisa:
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.