Issam Abdallah, fotojornalista da Reuters, sedeado em Beirute, foi a única vítima mortal de um ataque das forças de ocupação israelitas no sul do Líbano, ferindo outros seis jornalistas da Reuters, Al Jazeera e France-Presse
O reportér de imagem estava, no momento em que o ataque de artilharia israelita o atingiu, a fazer um livestream (reportagem em directo) com os colegas Thaer Al-Sudani e Maher Nazeh, da agência Reuters. Fora do campo de visão, a câmara ainda transmitiu os momentos seguintes à explosão, em que, segundo a Business Insider (a Reuters removeu o vídeo pelo seu conteúdo gráfico) uma mulher grita «o que é que aconteceu!» e «não consigo sentir as minhas pernas».
O trabalho destes jornalistas estava, também, a ser exibido em directo na GloboNews, canal de televisão do Grupo Globo, do Brasil, que registou o momento em que o ataque israelita vitimou estes profissionais (o vídeo divulgado por esta estação corta logo depois do impacto).
Também dois jornalistas da Al Jazeera (Elie Brakhya e Carmen Joukhadar) e dois jornalistas da France-Presse (Christina Assi e Dylan Collins) foram feridos pelo ataque de Israel. Numa outra gravação, divulgada nas redes sociais, é possível ver um homem a tentar ajudar uma jornalista (sinalizada com um colete a dizer «Press») estendida no chão, enquanto um carro arde a pouca distância.
Até ao momento, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) já identificou 10 jornalistas mortos em bombardeamentos indiscriminados de Israel nos últimos dias (Abdallah ainda não está incluído). Dois jornalistas da BBC denunciaram, na sexta-feira, as agressões e ameaças de que foram alvo por parte da polícia israelita, tendo sido arrastados, com violência, de um carro que estava devidamente identificado como pertencendo à comunicação social.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.