A Comissão de Liberdade de Expressão da ABI, representada pelo conselheiro Paulo Carneiro, acompanha, os jornalistas investigativos Arimateia Azevedo, Carol Jericó e Petrus Evelim, que estão na penitenciária e não contam com a celeridade necessária por parte do judiciário. “Este último é editor do portal O Piauiense e autor da denúncia da farra de contracheques em diversos órgãos públicos tanto do executivo quanto do legislativo municipal e estadual”, esclarece a nota oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí.
Abaixo a nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí.
Ativismo judiciário preocupa
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) lamenta a morosidade de julgamento de habeas corpus e de processos que envolvem jornalistas piauienses que estão presos em penitenciárias, ao tempo que se preocupa com os tempos sombrios que a sociedade piauiense está vivendo em face das liberdades de imprensa e de expressão sob constantes ameaças do Judiciário. A perseguição a jornalistas investigativos no Brasil tem sido uma prática cotidiana absurda dos poderes econômico e político contra esses profissionais da imprensa. Isto por que esses segmentos não querem que as cidadãs e cidadãos não tenham acesso aos seus malfeitos, especialmente no tocante a malversação de recursos públicos ou de abuso de autoridade, bastante comuns nos dias atuais. Daí a caça aos jornalistas!
Em artigo publicado em seu blog Semmeistintas.com.br, o jornalista José Olímpio Leite de Castro, ex-presidente do Sindjor-PI, denuncia a perseguição a jornalistas e blogueiros, destacando que no Piauí a situação é muito grave: “antes, as supostas “vítimas” da imprensa, via de regra, gente rica e influente, era que processavam os jornalistas. Hoje, o Judiciário é que toma a iniciativa de censurar a imprensa e mandar prender jornalistas, sem o devido processo legal. Prende-se para investigar, em processos que tramitam e são concluídos em menos de 24 horas. Isso chega a ser espantoso, afinal processos criminais chegam a dormir nas gavetas dos tribunais por mais de 10 anos, sem julgamento. Tinha razão Rui Barbosa ao dizer que a pior ditadura era a do Judiciário, pois dela não se tem a quem recorrer. Vivemos a Ditadura da Toga, com prisões arbitrárias de políticos, jornalistas e blogueiros pelo STF”.
No Piauí, cita o artigo do jornalista, as vítimas da vez são os jornalistas Arimatéia Azevedo, Carol Jericó e Petrus Evelim. Este último é editor do portal O Piauiense e autor da denúncia da farra de contracheques em diversos órgãos públicos tanto do executivo quanto do legislativo municipal e estadual. E acrescenta: “acusa-se Arimatéia Azevedo de tantas coisas, não comprovadas, mas a verdade é que esse profissional sofre uma perseguição implacável, não por eventuais erros que tenha cometido, mas pelo destemor de denunciar gente poderosa nas três esferas de poder. O dono do Portalaz é vítima de uma vingança”.
Sem liberdade, a verdade não vem à tona. Resistir a tudo isso é demonstração de coragem e persistir na luta, é defender a liberdade de imprensa e de expressão, que é dever de todos aqueles que zelam pelo pleno exercício do jornalismo.
Teresina, 16 de novembro de 2021
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí
Reprodução Facebook Carol Jericó
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.