A TV Comunitária do Rio de Janeiro irá lançar, na quarta-feira (13/3), o documentário “O comício das reformas de base”. O lançamento será às 22h, pelo canal da TVCRio nas redes sociais, no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@tvcrio6) e no canal 6 da Claro/NET.
O comício das reformas de base foi um dos momentos da história do Brasil repletos de significados. Realizado há 60 anos, em 13 de março de 1964, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, 18 dias antes do golpe de Estado civil-militar de 1964.
No comício, João Goulart (Jango) divulgou o decreto Supra, que dentre as reformas propostas, incluíam as reforma agrária, bancária, administrativa, universitária e eleitoral. Goulart assinou dois decretos naquele dia: um, desapropriava as refinarias de petróleo que ainda não estavam nas mãos da estatal Petrobrás; outro, era o Decreto da Superintendência Regional de Política Agrária, que autorizava a desapropriação de áreas ao longo de ferrovias, rodovias, zonas de irrigação e açudes.
As reformas significariam um salto de qualidade do país e fortaleceria sua soberania perante o mundo porque todas elas visavam o desenvolvimento social menos injusto. Mas, a reação ao “Comício da Central” não demorou. Dezoito dias após sua realização, a extrema direita, as Forças Armadas, financiados e orientados pelo governo dos Estados Unidos da Améria (EUA), realizaram a tal “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, com extensa participação da classe média assalariada, pequenos e médios empresários, que apoiaram o golpe civil-militar de 1964.
O projeto de nação do governo Goulart foi violenta e ilegalmente interrompido pelo golpe civil-militar de 31 de março de 1964, que enterrou o Brasil numa violenta ditadura que durou mais de duas décadas.
Participe do lançamento do documentário. Acesse o link e confira no vídeo a seguir a chamada para o documentário: