Nesta edição do Latitud Brasil, programa de entrevista do jornalista Beto Almeida na TeleSur, o entrevistado é o deputado federal João Daniel (PT-SE) sobre as tarefas concretas dos setores da oposição para derrotar Jair Bolsonaro (ex-PSL) e todo o esquema nacional e internacional que o sustenta no poder.
Almeida observa que poucos, no País, levaram a sério as promessas de Bolsonaro de que irá respeitar a legalidade. Pesquisa recente indica que metade dos entrevistados acredita que o presidente de direita vai tentar um novo golpe de Estado, como tentou no dia 7 de setembro.
Enquanto isso, o governo federal vai aprovando no Congresso Nacional medidas altamente destrutivas para o País. Tenta aprovar agora, comprando mais uma vez os deputados dispostos a se vender, uma reforma administrativa, a PEC 32, que, na prática, destrói o serviço público, edificado há mais de 70 anos, durante o governo nacionalista de Getúlio Vargas.
No seio das forças progressistas não há consenso sobre o que fazer: apostar tudo para aprovar agora o impeachment de Bolsonaro num Congresso Nacional de maioria bolsonarista ou aguardar as eleições de 2022 para derrota-lo pelo voto e enquanto isso construir defesas para enfrentar um eventual golpe de Estado.
Confira, no Latitud Brasil