A Polícia Federal tem um prazo inicial de 60 dias para iniciar as diligências com o objetivo de apurar supostas irregularidades no gabinete do parlamentar
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux abriu um inquérito nesta segunda-feira (4) para investigar a suposta prática de “rachadinha” pelo deputado federal André Janones (Avante-MG). O juiz da Corte atendeu ao pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com o portal G1, o magistrado autorizou que os investigadores escutem Janones, assessores e ex-assessores do gabinete do parlamentar na Câmara. A Polícia Federal tem um prazo inicial de 60 dias para iniciar a coleta de informações.
“Os pedidos de diligências formulados pelo Ministério Público Federal se encontram fundamentados nos indícios de suposta prática criminosa”, afirmou o juiz, destacando a necessidade de “esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados”. “A investigação criminal consiste na reconstrução histórica de fatos que, em tese, consubstanciam ilícitos penais. Ressalto que a instauração de inquérito não veicula a formulação de juízo quanto à procedência ou improcedência dos indícios de autoria ou materialidade”.
Dois ex-assessores afirmaram que o parlamentar cobrava funcionários lotados em seu gabinete na Câmara a repassar parte dos seus salários. Cefas Luiz Paulino e Fabrício Ferreira de Oliveira disseram que a prática, conhecida no mundo político como “rachadinha”, envolvia os valores recebidos como 13º e chegava a 60% dos vencimentos.
O deputado afirmou que o vazamento do áudio tem “denúncias vazias”, que “nunca se tornaram uma ação penal ou qualquer processo, por não haver materialiade”. “[…] usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi. Aproveito para solicitar que o conteúdo criminosamente gravado seja disponibilizado na íntegra e não edições manipuladas, postadas quase simultaneamente por todas as lideranças de extrema-direita”.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.