Ao se reunir com movimentos de mulheres, Lula defende representação igual de mulheres e homens no Congresso e destaca o papel crucial que elas terão na retomada da democracia e na reconstrução do País
Ao se encontrar, nesta quinta-feira (10), com representantes dos movimentos de mulheres de todo o país, Lula afirmou que o resgate da verdadeira democracia e a reconstrução do país só serão feitos com a participação, de fato, das brasileiras.
“A tarefa de reconstruir um país não é de um partido, muito menos de um presidente. A tarefa de reconstruir este país é da sociedade brasileira. Portanto, não pensem que, se eu voltar a ser presidente, acabou a tarefa de vocês. Pensem bem, porque, se me elegerem, vão ter que começar a trabalhar para construir a democracia e o mundo com que todos nós sonhamos”, disse o ex-presidente, fechando o evento ‘Mulheres com Lula para reconstruir o Brasil’ (assista a trecho abaixo e à íntegra do encontro no fim desta matéria).
É ouvindo o povo que a gente aprende aquilo que não sabe. Digo que sou uma metamorfose ambulante porque preciso aprender, evoluir todo o dia. Não tenho uma cartilha que diz que as coisas são verdades definitivas. Não tenho medo de mudar de opinião.
— Lula (@LulaOficial) March 10, 2022
“Se eu voltar a ser presidente, nós vamos ter que governar juntos. Vocês vão ter que participar das decisões das políticas públicas, porque eu não acredito que tenha um ser humano capaz de, sozinho, fazer as coisas. Já falei isso para o movimento sindical, estou falando para vocês, mulheres. Este país tem que ser reconstruído. Nós temos que pegar cada coisa que foi destruída e reconstruir”, acrescentou.
O ex-presidente ressaltou que esse mundo sonhado, justo e igualitário, não será alcançado com “um genocida no poder”. “Nós vamos ter uma eleição. Uma eleição não é tudo, mas ela pode muito. Numa eleição, a gente pode construir projetos, alianças, movimento e dizer o que a gente quer fazer. (…) Então, queridas companheiras, por favor, façam prevalecer a maioria que vocês são são. Façam prevalecer a razão que vocês têm. As mulheres são maioria, então significa que vocês podem. É só querer, é só colocar para fora o que vocês pensam”, afirmou.
Maioria de mulheres no Congresso
Lula disse ainda ter voltado transformado da recente viagem que fez ao México, onde um amplo movimento político conseguiu alterar a Constituição para garantir paridade de homens e mulheres no Congresso Nacional. Hoje, naquele país, 52% das cadeiras na Câmara dos Deputados e 46,5% das no Senado são ocupadas por mulheres “Por que o México pôde e nós não podemos? O que aconteceu no México que nós não conseguimos fazer aqui?”, indagou.
Para ele, o Brasil deve iniciar um processo semelhante a partir das eleições deste ano, elegendo mais mulheres e homens que pensem dessa forma, para que uma reforma política semelhante seja feita também aqui. “Os homens já têm milhões de anos governando o mundo, e não está dando certo, o mundo está piorando. Então, quem sabe, não chegou a hora de as mulheres botarem o pé na porta e assumirem a responsabilidade de governar a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país? A Dilma foi uma experiência bem-sucedida que, depois, destruíram. Mas a gente não pode desanimar. Então, se preparem, porque vão vir mais mulheres no pedaço.”
Clique aqui e leia matéria na íntegra
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua