O presidente Lula foi aplaudido de pé por líderes e representantes internacionais ao chegar na reunião do G20 (grupo das 19 maiores economias do mundo mais União Europeia e União Africana) nesta quarta (24). O encontro ocorre no Rio de Janeiro e o petista lançou uma proposta, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, durante o evento.
Participaram do evento de hoje 30 ministros de países-membros do G20, representantes de organizações internacionais e bancos do desenvolvimento. A reunião ocorreu no Galpão da Cidadania, na zona portuária do Rio.
O Brasil é o atual presidente do G20, que conta com comandos rotativos. Os encontros do grupo foram iniciados nesta segunda (22) e vão durar até sexta (26), com reuniões diárias entre autoridades dos países que formam o bloco.
No encontro desta quarta, Lula afirmou que a proposta contra a fome mundial será um dos principais resultados do mandato brasileiro no bloco. “Objetivo é proporcionar renovado impulso às iniciativas existentes, alinhando esforços nos planos doméstico e internacional”, afirmou.
A recepção ao brasileiro chamou atenção, já que o ex-presidente do país, Jair Bolsonaro, viveu uma série de vexames durante viagem à Cúpula do G20 na Itália em 2021. Na ocasião, ele ficou isolado e cercado apenas por aliados.
Durante o evento, que ocorreu em meio à pandemia de Covid-19, Bolsonaro ficou isolado enquanto líderes internacionais debatiam a distribuição de vacinas e outros temas entre as nações. Relembre:
Há 2 anos, Bolsonaro ficava deslocado no G20: um “presidente” fora de lugar