AGU vai entrar na justiça pedindo revisão da venda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitará a revisão do processo de privatização da Eletrobras. O governo Bolsonaro realizou a venda de ações da estatal do setor elétrico até que o governo deixasse de deter os 60% dos papéis e ficasse somente com 45%.
Durante café da manhã com a mídia alternativa, no Palácio do Planalto, Lula definiu o processo como “errático” e “lesa-pátria”. “Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras. Nós, inclusive, possivelmente o advogado-geral da União vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo”, afirmou.
Além de ir na contramão do mundo e ameaçar a gestão estratégica da energia no Brasil, a forma de privatização fez com que o governo abrisse mão do controle sem receber um ágio, como é normal. O ex-senador e ex-governador Roberto Requião alertou que os donos do grupo 3G Capital – Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira – estão por trás da privatização e passaram a dar as cartas na Eletrobras. O grupo comandou a Americanas, que está em recuperação judicial após revelação de sérios problemas na contabilidade. O ex-senador defendeu que Lula reestatize a companhia.
“Tanto na participação acionária – nós queremos ter mais gente na direção, mais gente no conselho – quanto esse negócio de que você não pode comprar porque você vai pagar três vezes mais caro. Isso é uma coisa irracional, maquiavélica, que não podemos aceitar”, assinalou Lula.
Após a posse, o presidente Lula assinou um documento em que se comprometia a não privatizar nenhuma das grandes empresas públicas, incluindo Petrobras, Banco do Brasil, Caixa e Correios.
Fonte: Monitor Mercantil
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.