Para quem nos conhece sabe que “isto é coisa de gaúcho”.
Para entender eis a manchete dos jornais rio-grandenses desta segunda-feira:
Paleta Atlântida reuniu 150 mil pessoas no “maior churrasco do mundo”
![](https://brasilpopular.com/wp-content/uploads/2025/01/adelillll.webp)
E anote que é verdade:
Cerca de 5 mil assadores se reuniram ao longo de 4km de faixa de areia
Não se trata do “festival da Mentira” evento também já famoso no Rio Grande do Sul, na cidadezinha de Nova Bréscia, de forte colonização italiana.
Por se tratar de carne bovina e ovina, não se trata de “causos de pescador”, outro tema comum nos eventos da barranca do Rio Uruguai.
“O maior churrasco do mundo” se dá na praia norte do Estado, em Xangirlá, limítrofe com Capão da Canoa, onde acontece do já famoso nacionalmente Planeta Atlântida que nesse final de semana vai reunir em suas areias milhares de jovens e bandas de todos os lados.
‘Pegando carona com o nome já consolidada, um grupo de pessoas resolveu fazer a tal “Paleta”, pois o bom assado de ovino todos aqui sabemos é sua “paleta”.
Anotem em vossas agendas que no ano que vem tem mais. Aos que nos leem do Oiapoque ao Chuí venham fazer turismo no Rio Grande do Sul, num final de semana comer um bom churrasco, na praia, apesar do calor, no outro aproveitar todos os tipos de música, e é claro não deixa de ir ao Vale dos Vinhedos, pois vinho bom barbaridade há por ali.
(*) Por Adeli Sell, da sucursal do Jornal Brasil Popular, RS. professor, escritor e bacharel em Direito.
*As opiniões dos autores de artigos não refletem, necessariamente, o pensamento do Jornal Brasil Popular, sendo de total responsabilidade do próprio autor as informações, os juízos de valor e os conceitos descritos no texto.