Denunciam o assassinato de outro signatário do acordo na Colômbia. A vítima foi identificada como José Alexis Báez Mesa, que estava em processo de reincorporação.
O assassinato do sétimo signatário dos Acordos de Paz até agora em 2022 foi denunciado e rejeitado nesta sexta-feira pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz), assim como outras organizações sociais colombianas.
A vítima foi identificada como José Alexis Báez Mesa, que estava em processo de reincorporação no Espaço Territorial de Formação e Reincorporação Jaime Pardo Leal de Colinas (ETCR), em San José de Guaviare, departamento de Guaviare.
O Indepaz explicou que o corpo do homem de 56 anos foi encontrado em Colinas, a cerca de um quilômetro do local onde estava em processo de reincorporação. O incidente ocorreu no dia 3 de março.
José Alexis Báez Mesa
03/03/22
San José del Guaviare – GuaviareCon José Alexis Báez Mesa serían 07 los firmantes de acuerdo asesinados en 2022 y 306 desde la firma del acuerdo de paz. pic.twitter.com/7DrZlOvXN9
— INDEPAZ (@Indepaz) March 4, 2022
Da mesma forma, o Instituto detalhou que a Ouvidoria emitiu um alerta antecipado para as áreas de Calamar, El Retorno, San José de Guaviare, sobre o risco que correm os signatários, pelo qual alguns tiveram que deixar o ETCR.
Da mesma forma, o alerta sublinha que a situação tem sido agravada pela falta de uma resposta eficaz por parte das instituições governamentais.
Desde el componente #CSIVI–@ComunesCoL rechazamos el nuevo asesinato contra el firmante de paz José Alexis Báez Mesa, residente del ETCR Jaime Pardo Leal. Nos solidarizamos con su familia y el tejido social destrozado con cada asesinato de cada firmante.#QueLaPazNoNosCuesteLaVida pic.twitter.com/qPrGaDxglO
— Csivi-Comunes (@CsiviComunes) March 4, 2022
Por sua vez, a Comissão de Acompanhamento, Promoção e Verificação da Implementação do Partido Comunes rejeitou o fato e destacou sua solidariedade “com sua família e o tecido social destruído a cada assassinato de cada signatário”.
O também signatário dos Acordos de Paz e presidente do partido dos Municípios, Rodrigo Londoño, denunciou o assassinato de Báez Mesa e afirmou que “a barbárie não para e o responsável é o Governo Duque”.
Foto da capa/legenda: A Ouvidoria da Colômbia emitiu um alerta antecipado para as áreas de Calamar, El Retorno e San José de Guaviare. Foto: Icslatam.com
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua