A pandemia do Covid-19 tem reverberações nas disputas geopolíticas globais, e o papel do Brasil no mundo após esta crise ainda está em aberto. Para o professor Mauricio Metri, é preciso entender o histórico de disputas geopolíticas no passado recente para compreender os possíveis rumos do sistema financeiro internacional.
Na websérie Brasil Amanhã #32, ele lembra que os EUA têm expandido sua presença militar no mundo desde o fim da Guerra Fria, empreendendo guerras continuamente como forma de cercar potências rivais — China e Rússia. O financiamento vem da posição do dólar no sistema financeiro internacional, inclusive no setor de petróleo.
As nações rivais têm se movimentado. O Brasil, que vinha do fortalecimento do BRICS nos anos 2000 e de uma política externa multilateral voltada para o Sul Global, após 2016 sofreu um revés, perdendo totalmente sua força estratégica. Para Metri, podemos esperar, no futuro próximo, a intensificação do esforço chinês em “desdolarizar” o sistema. E os EUA devem manter a disputa político-militar entre as potências.
Clique aqui para ver no Youtube do Clube de Engenharia