Comparando com outros estados, qualquer motorista, em especial, de caminhão, vai dizer que as estradas do Rio Grande do Sul são precárias, claro não sendo alguns trechos do Centro Oeste e Norte do país. Estamos falando o Sul.
DEPOIS DAS ENCHENTES
Em breve, faremos alguns relatos de algumas pontes que estão em processo de reconstrução ou simplesmente com novas construções.
As pontes de competência federal, o DNIT, com algum atraso, deu conta.
Porém, ainda há quatro pontes estaduais a espera de uma solução, apesar dos auxílios captados pelo governo estadual junto à União.
BOA NOTÍCIA PARA O LITORAL NORTE
A ligação entre as várias praias do Norte do Estado tem sido um problema de fluxo há anos.
Um dos “funis” é a ligação entre a Praia de Tramandaí e Imbé, ou seja, da maior praia, a mais povoada no verão, com todas as outras praias do Litoral, pela Orla.
Já que pela BR 101 temos no verão imenso fluxo, com engarrafamentos.
A boa notícia da semana é que a nova ponte entre Tramandaí e Imbé deve sair do papel neste ano e custar R$ 80 milhões. O Projeto, como dissemos, busca desafogar o trânsito no Litoral Norte, mas enfrenta questionamentos de entidades ambientais.
Este questionamento parece estar sendo superado, pois com licença prévia já emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a obra deve iniciar ainda neste ano.
Os recursos serão garantidos pelo governo estadual.
(*) Por Adeli Sell, da sucursal do Jornal Brasil Popular, RS. professor, escritor e bacharel em Direito.
*As opiniões dos autores de artigos não refletem, necessariamente, o pensamento do Jornal Brasil Popular, sendo de total responsabilidade do próprio autor as informações, os juízos de valor e os conceitos descritos no texto.