Fundador da Frente Nacional, partido que deu origem ao Reagrupamento Nacional, de sua filha Marine Le Pen, morreu aos 96 anos
Morreu nesta terça-feira (7), aos 96 anos, Jean-Marie Le Pen, um dos maiores líderes da extrema direita francesa. A informação foi confirmada por familiares à agência AFP e ao jornal Le Monde.
Descrito pelo Le Monde como “o homem que colocou a extrema direita de volta no centro da política francesa”, Jean-Marie Le Pen é fundador da Frente Nacional, legenda que deu origem ao partido Reagrupamento Nacional, cuja maior líder é sua filha Marine Le Pen.
A causa da morte de Jean-Marie Le Pen não foi divulgada. “Jean-Marie Le Pen, rodeado pela sua família, foi chamado de volta a Deus esta terça-feira ao meio-dia”, diz comunicado de familiares enviado à agência AFP.
Quem foi Jean-Marie Le Pen
Jean-Marie Le Pen foi um dos principais líderes da extrema direita francesa e o responsável por transformar a Frente Nacional (FN) em uma força política significativa. Nascido em 20 de junho de 1928, na Bretanha, ele fundou a FN em 1972, consolidando uma agenda nacionalista, anti-imigração e crítica à integração europeia.
O auge de sua carreira se deu 2002, quando chegou ao segundo turno das eleições presidenciais contra Jacques Chirac, marcando uma ascensão meteórica do “fascismo à francesa”. Apesar da derrota, o feito consolidou a FN como um ator relevante no cenário político do país.
Le Pen defendia políticas rígidas contra a imigração e era crítico da globalização e da União Europeia. Sua carreira foi marcada por declarações revisionistas, como a que descreveu as câmaras de gás nazistas como “um detalhe da história”, que geraram processos judiciais e o rotularam como antissemita.
Sob sua liderança, a FN tornou-se o principal partido da extrema direita francesa. No entanto, sua filha, Marine Le Pen, reformulou a legenda para atrair um público mais amplo, passando a chamar o partido de Reagrupamento Nacional a partir de 2018.