A possível rejeição do petróleo russo levará a consequências catastróficas para o mercado mundial, alertou o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak.
Segundo o alto funcionário, o discurso sobre a proibição das exportações russas de hidrocarbonetos abala as bases do mercado, cria incerteza e causa danos significativos ao consumidor.
“O preço do barril pode subir para US$ 300 ou mais”, disse ele.
Da mesma forma, o vice-primeiro-ministro russo ressaltou que o aumento dos preços que pode ser visto no mercado mundial de energia não tem nada a ver com a política realizada por Moscou. “É uma consequência das declarações dos políticos europeus”, enfatizou.
Novak disse que a Europa não será capaz de substituir rapidamente todo o volume de petróleo que importa da Rússia. “Vai levar mais de um ano”, disse ele.
De acordo com Novak, a Rússia tem informações sobre a preparação de um falso ataque de bandeira a gasodutos na Ucrânia.
“Quero avisar sobre isso com antecedência, é extremamente perigoso, a Rússia não está interessada nisso! Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para evitar que isso aconteça”, disse.
Novak também comentou sobre as “notícias falsas” sobre o suposto ataque dos militares russos à usina nuclear de Zaporizhia.
“Quero enfatizar novamente: a Rússia não tem nada a ver com isso! Não é verdade! As Forças Armadas russas trabalham em cooperação com especialistas ucranianos que operam na fábrica”, ressaltou.
Ele lembrou que a Rússia contribui com 40% do gás consumido pelos países europeus e sempre foi um parceiro confiável, enquanto a Gazprom cumpre plenamente suas obrigações contratuais de fornecimento de gás. Além disso, o alto funcionário alegou que o abastecimento através do território da Ucrânia aumentou para 109 milhões de metros cúbicos por dia, o que equivale a cerca de 40 bilhões de metros cúbicos por ano.
“Este é o trânsito pela Ucrânia, e hoje está 100% cumprido. Além disso, as entregas estão sendo feitas através do Nord Stream 1, Yamal – Europa, Turkish Stream, Blue Stream”, disse o vice-primeiro-ministro.
Ele também acrescentou que a Rússia, em relação às alegações infundadas sobre a crise energética na Europa e a imposição de uma proibição no Nord Stream 2, tem todo o direito de tomar tal decisão e impor um embargo ao transporte de gás via Nord Stream 1, que agora é 100% cobrado.
“Mas até agora não fizemos essa decisão. Ninguém se beneficiará disso. Embora os políticos europeus estejam nos empurrando para isso com suas declarações e acusações contra a Rússia”, enfatizou Novak.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua