A ONU denunciou, nesta terça-feira, o impacto de mais de 50 ataques realizados entre os dias 24 e 25 de dezembro sobre a população civil de Gaza.
Desde a véspera do Natal, mais de 100 palestinos foram mortos. “Estamos seriamente preocupados com o contínuo bombardeio da Faixa de Gaza Média pelas forças israelenses”, disse o Escritório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos. No total, o número de mortes desde o dia 7 de outubro chega a quase 21 mil pessoas em Gaza.
“É particularmente preocupante que esse último bombardeio intenso tenha ocorrido depois que as forças israelenses ordenaram que os residentes do sul de Wadi Gaza se mudassem para Middle Gaza e Tal al-Sultan em Rafah”, afirmou.
De acordo com a ONU, a Força Aérea Israelense teria realizado os mais de 50 ataques “em Middle Gaza nos dias 24 e 25 de dezembro, inclusive em três campos de refugiados, Al Bureij, Al-Nuseirat e Al-Maghazi”.
“Dois ataques atingiram sete edifícios residenciais no campo de Al-Maghazi, matando cerca de 86 palestinos e ferindo muitos outros”, disse.
“Acredita-se que um número desconhecido de pessoas ainda esteja preso sob os escombros”, alertou.
Os ataques ocorreram poucas horas depois de o papa Francisco ter usado sua missa na Catedral de São Pedro, na noite do dia 24, para declarar sua solidariedade ao povo palestino. “Esta noite, nossos corações estão em Belém, onde o Príncipe da Paz é mais uma vez rejeitado pela lógica fútil da guerra, pelo choque de armas que ainda hoje o impede de encontrar espaço no mundo”, disse o papa. Neste ano, na cidade palestina de Belém, as comemorações públicas do Natal foram canceladas e apenas uma vigília foi organizada.
No lugar de uma tradicional árvore de natal, Belém expôs uma enorme bandeira palestina, ao lado de uma faixa com um recado: “Os sinos de Belém tocam por um cessar-fogo em Gaza”.
Israel também deu sinais de que pretende ignorar a resolução do Conselho de Segurança da ONU que, na sexta-feira, foi aprovada e determinou o aumento de ajuda humanitária para Gaza. Entretanto, os ataques aumentaram desde então.
O número total de mortos em decorrência dos ataques nos campos de Al-Maghazi e Al-Bureij subiu para pelo menos 131, de acordo com a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), em meio a uma situação humanitária cada vez mais profunda e já catastrófica.
“Todas as estradas que ligam os três acampamentos foram destruídas, impedindo que a ajuda humanitária chegue aos necessitados, e os abrigos e hospitais que ainda funcionam minimamente estão criticamente superlotados e com poucos recursos”, denuncia a ONU.
A entidade ainda reiterou o alerta de que “todos os ataques devem aderir estritamente aos princípios da lei humanitária internacional, incluindo distinção, proporcionalidade e precaução no ataque”.
“As forças israelenses devem tomar todas as medidas disponíveis para proteger os civis. Os avisos e as ordens de evacuação não os isentam de toda a gama de suas responsabilidades”, alertou.
Matéria da coluna de Jamil Chade no site UOL.
Acesse: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/12/26/natal-em-gaza-teve-mais-de-cem-mortos-e-50-ataques-israelenses-diz-onu.htm
Foto da capa: Palestinos inspecionam casas destruídas em ataques israelenses em Khan Younis, na Faixa de Gaza. Imagem: 27.nov.2023-Mohammed Salem/Reuters
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.