Cobertura vacinal completa alcançou 73,6% da população no ano passado. Em 2015, ano do início do golpe contra a presidente eleita Dilma Rousseff, este índice chegou a 95,1%
O problema foi criticado pela deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR) nas redes sociais. “Entristecedor o estudo de que no governo Bolsonaro, cobertura vacinal no Brasil registra piores indicadores em 20 anos. Brasil sempre foi modelo de sucesso no mundo em vacinação coletiva e até isso o genocida conseguiu destruir. Esse homem é a personificação do retrocesso”, escreveu Glesi Hoffmann no Twitter (@gleisi).
Entristecedor o estudo de que no governo Bolsonaro, cobertura vacinal no Brasil registra piores indicadores em 20 anos. Brasil sempre foi modelo de sucesso no mundo em vacinação coletiva e até isso o genocida conseguiu destruir. Esse homem é a personificação do retrocesso.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 22, 2022
O Brasil, que tem hoje 73,6% da população com esquema vacinal completo contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) — e já fala até em quarta dose para fazer frente à pandemia do novo coronavírus — andou mais de 20 anos para trás no combate a outras doenças.
O governo Bolsonaro atuou, nesses 3 anos de mandato, para destruir completamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), considerado, até antes da gestão Bolsonaro, um dos melhores do mundo.
Apuração de O Globo informa que o levantamento foi feito, a seu pedido, pela pesquisadora de políticas públicas Marina Bozzetto, da Universidade de São Paulo (USP), com base em dados do Ministério da Saúde. De 2018 a 2022, os índices estão em queda, e pioraram durante a pandemia do novo coronavírus. Sem a proteção, historicamente, conferida pelas vacinas, o Brasil pode viver novos surtos e o ressurgimento de várias doenças que haviam ficado para trás.
O levantamento comprovou que a população brasileira tem uma das mais baixas coberturas vacinais dos últimos 20 anos contra enfermidades graves, que afetam, especialmente, crianças e adolescentes. Em 2021, a média de cobertura de pessoas, completamente vacinadas, foi de 60,8%. Em 2015, ano em começou o golpe contra a presidente eleita Dilma Rousseff, do PT, este índice chegou a 95,1%, maior percentual já registrado.
Segundo O Globo, o estudo aponta para o fato de que, em 2021, as vacinas que tiveram os melhores índices de cobertura foram as de poliomielite ou paralisia infantil (52%), a segunda dose de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola, com 50,1%) e a tetra viral (tríplice viral mais proteção contra varicela, ou catapora, com 5,7%).
“Para efeitos de comparação, a cobertura contra a pólio em 2012 era de 96,5%, e a doença era considerada erradicada no Brasil”, destaca a reportagem. “Já fomos modelo para o mundo, e veja, até o sarampo retornou. É muito importante intensificar a comunicação e resgatar as pessoas que não foram vacinadas”, disse Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Do site Brasil 247 com edição do Jornal Brasil Popular
FOTO DA CAPA/LEGENDA: Fabio Rodrigues Pozzebom/EBC (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/EBC)
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.