Presidente Lula e outros integrantes do Governo Federal prestam homenagem ao cientista que dedicou sua vida e trabalho ao desenvolvimento de um País melhor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Capes prestaram homenagem ao cientista brasileiro Rogério Cerqueira Leite, morto no domingo, dia 1º de dezembro. Leite não foi apenas um dos mais respeitados pesquisadores do Brasil, mas também um homem com profundo espírito público.
Leia:
“Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp.
Foi fundamental para a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país.
Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas àreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cequeira Leite.”
Lula, nas redes sociais.
“É com grande pesar que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebe a notícia do falecimento do Professor Rogério Cezar Cerqueira Leite, um dos mais importantes cientistas do Brasil. Sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país é imensurável, e seu legado continuará a inspirar gerações de pesquisadores.
Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1958 e Doutor em Física pela Universidade de Paris (Sorbonne) em 1962, Rogério Cezar Cerqueira Leite foi pioneiro em diversas áreas do conhecimento, sendo o primeiro no Brasil a utilizar o laser para estudar as propriedades dos materiais. Atuou como pesquisador nos renomados Bell Laboratories, lecionou em importantes instituições como o ITA e a Unicamp, onde também fundou o Departamento de Física do Estado Sólido e o Instituto de Artes.
Além de seu trabalho acadêmico, teve uma forte atuação em diversas entidades científicas, sendo membro de importantes conselhos, como o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Como Presidente de Honra e do Conselho de Administração do CNPEM, contribuiu para o avanço de centros de pesquisa de excelência no Brasil.
Sua dedicação ao ensino, à pesquisa e à inovação fez dele um exemplo de comprometimento com o desenvolvimento do país. Seu falecimento representa uma grande perda para a comunidade científica nacional e internacional.”
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
“É com profundo pesar que a CAPES recebe a notícia do falecimento do cientista e professor Rogério Cerqueira Leite, aos 93 anos. Ele foi uma referência em sua área de atuação e deixa um legado de contribuição científica, intelectual e humana.
Neste momento de dor, a Fundação expressa as mais sinceras condolências à sua família e aos amigos.”