A pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros, organizada por professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP, com apoio do Jornalistas&Cia, recebeu, em sua primeira fase, respostas de 423 profissionais que atuam no País.
O estudo, liderado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas – ESPM, tem como objetivos identificar o nível de conhecimento sobre a inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional.
Jornalistas das cinco regiões, de diferentes faixas etárias, áreas de atuação, funções e vínculos empregatícios, responderam ao questionário quantitativo da primeira fase da pesquisa. O questionário tem perguntas sobre o conhecimento de inteligência artificial generativa, o uso prático de ferramentas de IA na atividade profissional, além de preocupações acerca dos impactos dessa tecnologia no jornalismo e no mercado de trabalho.
Os professores do grupo de pesquisa estão realizando a tabulação dos dados dessa primeira fase do estudo. Os principais resultados, com uma visão geral dos profissionais brasileiros sobre o uso da inteligência artificial no jornalismo, deverão ser divulgados na edição especial de J&Cia que marca o Dia do Jornalista, que circulará em 10 de abril.
A pesquisa terá uma segunda fase, que consistirá em entrevistas abertas, ou qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística. Profissionais que participaram da primeira fase e declararam interesse poderão ser convidados a participar da segunda etapa.
Os dados obtidos no estudo serão utilizados para trabalhos acadêmicos/científicos e para a produção de notícias sobre o tema no J&Cia, com preservação dos nomes dos participantes.
O grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas − ESPM é composto pelos professores Antonio Rocha Filho, Cicelia Pincer, Edson Capoano, Maria Elisabete Antonioli e Patricia Rangel. No J&Cia., a coordenação dos trabalhos referentes à pesquisa é de Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli.
Empresas que quiserem associar suas marcas a esse tema podem entrar em contato com Silvio Ribeiro, pelo silvio@jornalistasecia.com.br.