Após a ação agressiva de vereadores da oposição contra a prefeita Moema Gramacho (PT), do município de Lauro Freitas (BA), durante a leitura de uma carta de abertura da primeira sessão legislativa Câmara de Vereadores, PT divulga nota de repúdio contra a estupidez dos veradores e de apoio à Prefeita. Confira
Nota de Repúdio do Partido dos Trabalhadores
O Partido dos Trabalhadores repudia veementemente o tratamento desrespeitoso e agressivo dirigido à prefeita Moema Gramacho durante a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, ocorrida em 07 de fevereiro de 2024.
É inadmissível que uma mulher, especialmente uma líder política com décadas de experiência como Moema Gramacho, seja alvo de ataques machistas e misóginos enquanto desempenha suas funções democráticas. O episódio lamentável ocorrido na sessão legislativa é um triste exemplo de como as mulheres são tratadas nos espaços de poder.
A violência de gênero contra mulheres na política é uma realidade alarmante que precisa ser combatida com urgência. Situações como essa destacam a necessidade de reforçarmos nossa luta contra o machismo e a misoginia dentro das estruturas políticas e decisórias.
É fundamental que haja mais mulheres na política, pois QUANDO SE É MULHER, TUDO É POLÍTICA. A presença das mulheres nos espaços de poder é essencial para garantir uma representação verdadeiramente democrática e para promover uma cultura de respeito, ética e tolerância.
O Partido dos Trabalhadores exige a identificação, responsabilização e punição dos agressores conforme a lei. É imperativo que a democracia seja pautada pelo diálogo e pelo respeito mútuo, e que todas as mulheres possam exercer seus cargos públicos sem o temor de sofrerem violência ou discriminação de gênero.