Evento de lançamento do programa de governo da deputada Maria do Rosário (PT-RS) reuniu a militância na capital gaúcha
Neste sábado (6), o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) e a Frente Brasil da Esperança lançaram o ciclo participativo de debates para o programa de governo da pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).
O evento, que também lançou a pré-candidatura à vice-prefeita de Tamyres Filgueira na chapa de Rosário (PSOL), reuniu a militância no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
Durante o encontro foi lançado o Movimento #PortoAlegreSIM, que pretende abordar problemas e apontar soluções para que Porto Alegre seja “uma cidade boa de verdade para toda a sua gente”.
A ideia é construir eventos democráticos e participativos que servirão como base para a construção de um programa que unifique as forças vivas da capital do Rio Grande do Sul (RS) em torno das transformações que a cidade exige na administração pública.
Com o #PortoAlegreSIM serão realizados encontros em toda a cidade para que a população possa discutir aquelas que são as suas reais preocupações, as prioridades e ajudar a apontar as mudanças que deseja para a cidade.
As manchetes hoje estampam nossa unidade na construção de projeto de governo para nossa Porto Alegre que está cheia de esperança e vontade de viver! Vamos juntos! #PortoAlegreSIM! pic.twitter.com/3huWFGBZAw
— Maria do Rosário (@mariadorosario) April 7, 2024
Gestões democráticas
A deputada Maria do Rosário lembrou as gestões democráticas da cidade quando o povo tinha voz nas decisões, como no caso do orçamento participativo.
“Vamos desenvolver planos para cada região, ao transporte público de qualidade, às políticas públicas para segurança com os territórios da paz e oportunidade para os jovens – que não vamos perder para o tráfico -, para os idosos e para cultura.”
Rosário lamentou o abandono a que Porto Alegre tem sido submetida e a privatização dos serviços públicos, como no caso da Carris e da companhia de Energia. Para ela, essa política de abandono e terceirização da gestão tem levado milhares de pessoas, em toda a cidade, a sofrerem em ônibus lotados, com a falta de creches, a ausência de espaços de lazer e até com a falta de luz em suas casas.
A pré-candidata também reforçou que o movimento #PortoAlegreSIM vai construir o programa que vai mudar Porto Alegre, resgatar as experiências exitosas do passado, como o OP.
“O que está bem vai ficar, mas aquilo que não está vai mudar”, enfatizou Rosário.
Participaram do evento lideranças históricas da cidade como os ex-prefeitos José Fortunatti, Raul Pont e Olívio Dutra, além de vereadores, deputados estaduais e federais dos partidos PT, PC do B, PSOL e PV.
O encontro refletiu uma aliança inédita para os pleitos de Porto Alegre, registrada ainda no período da pré-campanha. No telão, Gleisi Hoffmann, presidenta Nacional do PT, e Manuela D’avila, candidata à prefeita em 2020, deixaram suas mensagens de apoio à pré-candidatura e à união progressista formada pela cidade.
Representantes de sindicatos, associações comunitárias, de mulheres, pessoas com deficiência, do movimento negro e de todos os segmentos também contribuíram para refletir a diversidade da cidade e da união.